quarta-feira, 13 de setembro de 2006

32) Sem medo de sorrir

Congresso internacional discute em Belo Horizonte técnicas e avanços da ortodontia
* * *
Entrevista com José Maurício de Barros Vieira
* * *
-Qual é o principal problema na boca de crianças, adultos e idosos? Há diferenças?
-A grande ingestão de açúcares e a falta de higiene bucal são as principais causas de cáries em crianças e adolescentes. Nos adultos se destacam os problemas no osso alveolar ao redor dos dentes e nas gengivas, a exemplo da doença periodontal. Menor ingestão de açúcares e uma melhor condição de higiene bucal também favorecem a diminuição das cáries.
As perdas dos dentes na infância, na adolescência e na fase adulta jovem reflectirão nos idosos a dificuldade de mastigação e, consequentemente, a digestão adequada dos alimentos. A mal oclusão, reconhecida pela má posição dos dentes e ossos da face, também tem uma enorme incidência dentro das populações, tanto nas crianças como nos jovens e adultos.
A procura por tratamentos ortodônticos por pacientes adultos tem crescido bastante, não só pelo conhecimento sobre a movimentação dentária em qualquer idade, mas também pelo desenvolvimento de técnicas ortodônticas que favorecem o tratamento desses casos.
-Por que os serviços odontológicos, mesmo os mais simples, como limpeza e troca de obturação, ainda são tão caros e inacessíveis à população carente?
-O tratamento dentário da população mais carente deveria ser de responsabilidade do sector público. Os valores cobrados pelos cirurgiões-dentistas para os tratamentos dentários seguem uma planilha de custo que leva em consideração o nível de formação do profissional, a localização e gastos gerais do consultório, os auxiliares empregados, os materiais usados, os impostos etc. Sabemos que esses valores podem tornar o tratamento menos acessível, mas também temos nossos gastos que são levados em consideração. E toda pessoa pode e deve fazer sua parte, pois a prevenção e a higiene bucal são fundamentais para uma dentição saudável.
-Os odontológicos têm falado muito do excesso de preocupação dos pacientes com relação à estética dos dentes. Você acredita que há uma exacerbação do culto à beleza?
-A boca e os dentes são realmente um cartão de visita. A pessoa com dentes saudáveis e um sorriso bonito e harmónico tem sua auto-estima mais elevada. Existem estudos que comparam a influência de um belo sorriso na vida das pessoas e que comprovaram essa colocação, quando comparadas com pessoas com alterações dentárias graves. A estética realmente influencia na decisão de tratar os dentes, principalmente em países em que o culto à beleza está mais presente. Em alguns países, especialmente na Europa e na Ásia, não há tanta preocupação com a estética dos dentes. Mas isso se deve também ao desconhecimento das possibilidades de tratamento e até mesmo à falta de acesso a eles. Valorizamos a estética dos nossos dentes; porém, o objectivo principal da preocupação com os nossos sorrisos está na recuperação da oclusão funcional, ou seja, na obtenção dos contactos dentários ideais necessários para uma adequada mastigação, deglutição, fonação e respiração.

Sem comentários: