terça-feira, 5 de setembro de 2006

16) Próteses e aparelhos serão doados (Atenção: isto não é em Portugal)

A Prefeitura de João Pessoa vai oferecer aparelhos ortodônticos e próteses dentárias, gratuitamente, para a população de baixa renda do município. As pessoas com problemas de oclusão na arcada dentária serão beneficiadas com a colocação do aparelho ortodôntico, além do acompanhamento de todo o tratamento.
A Secretaria de Saúde do Município vai fazer uma consultoria com o apoio de técnicos da saúde bucal do Ministério da Saúde, a fim de definir a faixa etária que terá prioridade no atendimento. Segundo o diretor do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Danilson da Cruz, a idéia é priorizar o atendimento para os casos mais graves em crianças e pré-adolescentes. A triagem será feita via Unidades de Saúde da Família.
A previsão é implantar o serviço até o final deste ano. Danilson informou que João Pessoa conta com uma rede de atenção básica em saúde bucal composta por 180 equipes – cada uma formada por um dentista e um Auxiliar de Consultório Dentário (ACD). Para cada unidade do Programa de Saúde da Família (PSF), ressaltou, existe uma equipe de odontologia trabalhando oito horas por dia, de segunda a sexta-feira. A média são 16 atendimentos diários por equipe, segundo o diretor do CEO.
Entre os procedimentos estão incluídos aplicação de flúor; tratamento periodontal (gengiva); profilaxia (limpeza); extração dentária e restaurações. Sendo que 95% dos procedimentos utilizam resina (da cor do dente).
O 1º Concurso do Sorriso Escolar, promovido pela SMS, vai eleger os cinco alunos com os melhores sorrisos da 1ª à 4ª série do ensino fundamental da rede pública. Entre os requisitos estão a participação em oficinas da “Ação Odonto-educacional”, ser da rede pública, não possuir cárie e ter bom desempenho escolar. As inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro.
Jornal da Paraíba
* * *
Não há um único dia que não cheguem até nós exemplos na aplicação de políticas de saúde oral, quando falamos do Brasil. Por cá, seria deveras interessante saber quais os políticos capazes de ter iguais gestos desinteressados pelos seus conterrâneos.
Infelizmente, olhando para o panorama nacional, o que não falta por aí são políticos escrupulosos que à custa dos impostos que todos pagamos, se dedicam a grandes festanças e passeios de avião gratuitas para pessoas da terceira idade, mas fazem-se esquecidos daquilo que os mais pobres tanto precisam: descriminação positiva na qualidade de acesso aos cuidados de saúde (porque é assim a força da nossa actual democracia, expressa nos votos durante as eleições).
Gerofil

Sem comentários: