terça-feira, 19 de setembro de 2006

38) 25% das crianças só vão ao dentista aos seis anos

E SÃO POUCAS AS ESCOLAS QUE PROMOVEM ACTIVIDADES DE HIGIENE ORAL
Uma em cada quatro crianças vai ao dentista pela primeira vez aos seis anos, apenas 19 por cento das escolas promovem actividades de higiene oral junto dos alunos e só 15 por cento tem por hábito promover a escovagem diária dos dentes das crianças. Estas são as conclusões de um estudo da Sociedade Portuguesa de estomatologia Dentária (SPEMD) que será divulgado esta terça-feira.
O estudo abrangeu 5.500 crianças dos cinco aos 12 anos de cerca de uma centena de jardins-de-infância e escolas do ensino básico de todo o país. Durante a divulgação do estudo será apresentado o 7º Mês da Saúde Oral, uma iniciativa que a SPEMD desenvolve em Outubro, promovendo rastreios dentários gratuitos em todo o país.
O Mês da Saúde Oral, que a SPEMD realiza desde há sete anos em Outubro, conta este ano com a participação de cerca de dois mil consultórios dentários de todo o país, que farão de forma voluntária rastreios dentários gratuitos à população, sem incluir tratamentos ou radiografias. Para poder aceder a uma consulta basta ligar para a Linha de Saúde Oral - 808 205 206.
Segundo os organizadores, além de tornar os rastreios dentários acessíveis a pessoas de recursos económicos mais limitados, a iniciativa pretende «sensibilizar as pessoas para os hábitos correctos de Higiene Oral e traçar um quadro geral da Saúde Oral em Portugal, a partir dos resultados dos rastreios efectuados».
Segundo a SPEMD, na 6/a edição do Mês da Saúde Oral, no ano passado, colaboraram cerca de 1.900 consultórios, que permitiram fazer cerca de 11 mil rastreios dentários.
* * *
A radiografia da situação está feita; falta agora as entidades oficiais assumirem a sua responsabilidade por esta situação e tomar desde já medidas drásticas para terminar com o descalabro completo da saúde oral que existe hoje em dia no nosso país.
Gerofil

Sem comentários: