sábado, 16 de setembro de 2006

35) Dentistas contra seguradoras

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) apresentou queixa à Autoridade da Concorrência contra algumas seguradoras de saúde por prestações de cuidados médicos "quer abaixo dos custos, quer gratuitos". Para os dentistas, está em causa a saúde pública.
Em comunicado, a OMD refere que entre as situações que detectou encontram-se "consultas, urgências, raios-x, limpezas e extracções de dentes a título gratuito". Segundo a Ordem, as situações detectadas põem em causa a saúde pública. "A existência de tratamentos em que os médicos dentistas são pagos muito abaixo dos custos mínimos necessários à sua execução condiciona, desde logo, a prestação adequada de cuidados de saúde oral", explica a Ordem dos Médicos Dentistas. A instituição garante defender "um funcionamento livre e competitivo do mercado na área da saúde", mas sublinha "preservar de forma intransigente os interesses dos consumidores e dos prestadores de saúde na qualidade dos serviços e bens que são disponibilizados".
* * *
Fica-se sem saber se efectivamente a prestação de "consultas, urgências, raios-x, limpezas e extracções de dentes” é feito a título gratuito para os pacientes ou para as seguradoras. Julgo que existe aqui falta de esclarecimentos.
Aproveitando este pedido, gostaria também que alguém explique de que forma é feita a fiscalização dos cuidados de saúde oral oferecidos pelas seguradoras em Portugal.
Gerofil

Sem comentários: