sexta-feira, 8 de setembro de 2006

25) SAÚDE ORAL: Mais alguns exemplos práticos desenvolvido no Brasil

Projeto vai prevenir a cárie em estudantes (Encruzilhada do Sul, Brasil) - A Secretaria de Educação de Encruzilhada do Sul lançou o projeto Sorrindo para o futuro, com a parceria das escolas municipais de ensino fundamental e de educação infantil, com o dentista Denis Ferraz da Silva e com o professor José Ronaldo Kapczynski. Eles receberam capacitação para a implantação da atividade no município. O secretário de Educação, Cultura e Desporto, Solismar Ribeiro Figueiró, explica que o trabalho tem a parceria do governo municipal, por meio das pastas de Educação, Saúde e Serviço Social do Comércio (Sesc).
O objetivo do projeto é desenvolver, com os estudantes do município, diversas ações de caráter preventivo à saúde bucal. Serão atendidas crianças matriculadas no nível B de educação infantil e de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental.
A intenção do trabalho é prevenir a cárie e as doenças gengivais por meio da educação e conscientização da criança para o autocuidado com a saúde e, por conseqüência, estimular a auto-estima, ensinando uma técnica de escovação e uso do fio dental. A atividade também vai desafiar as habilidades manuais para a higiene por intermédio da prática diária, fornecendo aplicações tópicas de flúor e adotando hábitos alimentares adequados.
Além dessa linha de trabalho, a outra novidade do projeto Sorrindo para o futuro é a utilização da técnica de restauração atraumática, ferramenta que visa atender a número maior de alunos, utilizando recursos mínimos e não precisando do uso de consultório odontológico, mas somente do profissional e alguns equipamentos. O prefeito Artigas Teixeira da Silveira destaca que o trabalho é uma das diversas ferramentas de saúde pública traçadas pela atual administração.
* * *
Projeto piloto do Preven-tão é implantado em unidades de ensino fundamental de Cubatão, Brasil - Reduzir a incidência de cárie dentária e de doenças periodontais e chegar aos índices estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como ideais para 2010. Este são os objetivos do Programa de Educação e Prevenção em Saúde Bucal – Preven-tão, implantado há vários anos pela Secretaria Municipal de Saúde nas creches e nas escolas de educação infantil da Cidade. Agora, o programa passa a atender também outra faixa etária, se estendendo aos alunos do ensino fundamental.
O projeto piloto foi implantado inicialmente na Emef Padre Antonio Olivieri, no Jardim Casqueiro, beneficiando mais de 600 alunos. Na tarde da última segunda-feira (28/08), mais uma escola - a Emef Usina Henry Borden – foi beneficiada. Lá, cerca de 390 alunos ganharam kit de higiene bucal e passaram a ter escovação supervisionada. De acordo com os responsáveis pelo programa, em breve o Preven-tão será implantado também na Emef Luiz Gustavo de Lima, na Vila Natal, abrangendo assim mais de 1.400 estudantes.
A execução do projeto é feita pelo Grupo Técnico de Saúde Bucal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O Preven-tão permite a retomada do hábito da escovação que muitos alunos perdem ao ingressar no ensino fundamental. Levantamento feito pelos técnicos comprovou que, por não haver o vínculo intimista entre professores e estudantes como é nas creches e no ensino infantil, a rotina da escovação se perde. Outro fator que contribui para isso é o contínuo despertar do sentimento de vergonha nas crianças, conforme a sua evolução etária.
O programa conta também com a participação de voluntários das Associações de Pais e Mestres (APMs) e de monitores de classe. Os alunos recebem um kit de higiene bucal contendo uma escola dental infantil de cerdas macias, um tubo de creme dental e um rolo de fio dental. O kit fica guardado na própria escola para uso exclusivo do aluno, devendo ser usado diariamente após a merenda. A avaliação do programa é feita a cada três meses, quando a equipe técnica passa nas unidades para averiguar os resultados obtidos, utilizando a técnica de evidenciação de placa bacteriana.
Dependendo dos resultados, o Preven-tão será estendido a todas as escolas de ensino fundamental do município, o que permitirá a redução ainda maior dos índices epidemiológicos referentes às doenças bucais mais comuns – a cárie dentária e as doenças periodontais.
* * *
Quem certamente tem acompanhado este Blog já deve ter-se apercebido como as autoridades locais e centrais de Portugal e do Brasil assumem posturas diferenciadas relativamente à saúde oral da população; neste caso parece que nós, portugueses, ainda temos muito a apreender com o trabalho desenvolvido actualmente no Brasil.
Espero, pois, que estas postagens sirvam de alerta para que se crie também em Portugal políticas que possibilitem que todo e qualquer cidadão português possa usufruir atempadamente de serviços de saúde oral, independentemente da sua condição social.
Gerofil

Sem comentários: