terça-feira, 19 de setembro de 2006

39) Saúde: Dentistas fartos de "trabalhar para aquecer"

Para contratarem estomatologistas, as seguradoras impõem que parte dos tratamentos, como a consulta ou a extracção de dentes, tenham de ter desconto ou ser, simplesmente, gratuitos, argumenta a Ordem.
O bastonário Orlando Gonçalves apresentou cinco casos na Autoridade da Concorrência, mas garante que há mais. Os profissionais acabam por aceitar as condições porque "há um excesso de médicos dentistas em Portugal" e não há alternativas.
A questão pode parece irrelevante para o cliente do seguro, mas basta pensar que, dificilmente, alguém tem o mesmo desempenho seja ou não pago por isso, sobretudo quando não tem opção.
Qualquer consulta implica gastos e num dentista é melhor nem imaginar no que é que o nosso pode poupar. O negócio só é mesmo bom, diz o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, para as seguradoras.
"As seguradoras conseguem um excelente negócio, uma vez que a componente de risco não é assumida pelas seguradoras. As pessoas pagam às seguradoras, convencidas que o profissional é convenientemente remunerado e os actos médicos-dentários que praticam e isso não acontece, e não acontece com desconhecimento do público", afirma Orlando Gonçalves.
Recorde-se que a Ordem dos Médicos Dentistas já foi multada por impor preços mínimos por consulta.
* * *
Alguém que possa esclarecer o público do que realmente se passa ? Parece que existe aqui alguma confusão entre dentistas e estomatologista. Fico a aguardar esclarecimentos de ambas as partes e das seguradoras.
Gerofil

Sem comentários: