terça-feira, 12 de setembro de 2006

28) Feira: Dentistas dão apoio gratuito a jovens

Cerca de três dezenas de jovens do concelho de Santa Maria da Feira já beneficiaram do apoio gratuito de medicina dentária, no âmbito do “Serviço Âncora”, do projecto Direitos & Desafios, sendo que parte já terminou o tratamento e, neste momento, 17 utentes estão ainda em fase de atendimento, revela a Câmara da Feira.
A lista de espera conta com cerca de 30 jovens e adultos inscritos. Para a implementação deste apoio gratuito ao nível da medicina dentária, o projecto Direitos & Desafios estabeleceu protocolos de cooperação com três médicos dentistas que estão a proceder ao tratamento dentário em jovens indicados pelas instituições/projectos de intervenção social do concelho. Através destes protocolos, o “Serviço Âncora” financia os materiais necessários e os dentistas oferecem os seus serviços.
Considerando a dimensão do problema das cáries dentárias de muitas crianças e jovens em situação de risco social e as dificuldades económicas das suas famílias em minimizá-lo, o Direitos & Desafios apela a outros médicos dentistas do concelho para que se associem a este projecto, contribuindo, assim, para o bem-estar físico e a auto-estima de muitas crianças e jovens do concelho.
O “Serviço Âncora” pretende ser uma resposta de emergência social para as famílias do concelho de Santa Maria da Feira que apresentam pobreza persistente, permitindo responder de imediato a situações de alto risco, no qual se insere o apoio ao nível da medicina dentária. Este serviço contará ainda com um Centro de Recursos para a Saúde, dotado de artigos para a reabilitação e cuidados continuados, sendo estes cedidos, a título de empréstimo, às famílias carenciadas, bem como às instituições que desenvolvem trabalho nesta área.
* * *
Um exemplo do que deve ser feito ao nível autárquico. Aqui fica também o meu contributo para a divulgação desta iniciativa.
Gerofil

Sem comentários: