segunda-feira, 18 de setembro de 2006

36) Nós por cá ... Quase nada !!!

Curitiba, BRASIL - Saúde recebe doação de ministério: Equipamentos odontológicos não foram um presente, mas um reconhecimento ao trabalho de Curitiba. A rede formada pelas 94 clínicas de odontologia da Prefeitura de Curitiba recebeu do Ministério da Saúde, na quinta-feira, 36 conjuntos odontológicos.
A doação, destinada às unidades do Programa Saúde da Família (PSF), foi formalizada através de convênio assinado entre o coordenador nacional do Programa Brasil Sorridente, Gilberto Pucca, e o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci. “Esses equipamentos não são um presente para Curitiba, mas traduzem o reconhecimento do trabalho pioneiro que toda a equipe da Secretaria Municipal da Saúde desenvolve na atenção à saúde bucal e que continua sendo vanguarda”, disse Pucca.
Essa é a segunda vez que Curitiba se beneficia da parceria Brasil Sorridente-PSF. A primeira aconteceu em 2004, quando chegaram 44 conjuntos odontológicos. A doação permitirá ampliar a estrutura de trabalho e atendimento das 125 equipes de saúde bucal das unidades que funcionam nos moldes do PSF. Ducci agradeceu a consideração e lembrou que o destaque dado à saúde bucal pelo serviço municipal de saúde vem da década de 60. “Temos um compromisso histórico com essa área. Parcerias como essa são importantes porque representam a possibilidade de potencializar um serviço que já tem qualidade muitas vezes superior à observada na maioria das cidades”, disse.
Entre os destaques da saúde bucal de Curitiba está o índice CPO-d, que representa a média de dentes definitivos cariados, perdidos ou restaurados. Aos 12 anos de idade, as crianças curitibanas têm, em média, 1,27 dente comprometido pela cárie — um dos menores índices do Brasil. Contribuem para isso o acesso às clínicas odontológicas públicas e, principalmente, a política de saúde preventiva levada às escolas e aos centros de educação infantil através do repasse de informações e de orientações práticas sobre escovação dos dentes.
No primeiro semestre deste ano, a rede municipal de saúde realizou 98 mil primeiras consultas odontológicas, 900 mil procedimentos básicos e atingiu cerca de 22 mil pessoas — em especial crianças — com ações de saúde coletiva acompanhadas por técnicos de higiene dental. Apóiam esse trabalho o programa Cárie Zero, que mantém um ônibus caracterizado rodando a cidade para levar a mensagem e as técnicas da odontologia preventiva e o programa e a Unidade de Saúde Amigo Especial, que atende portadores de necessidades especiais.
Bem Paraná
* * *
Fico impressionado quando comparo as políticas de saúde oral seguidas no Brasil com as aplicadas em Portugal. Gostaria que alguém aqui desse conhecimento de iguais projectos em Portugal; presumo que haja necessidade de sensibilizar os poderes central e autárquico para estas questões de saúde oral.
Gerofil

Sem comentários: