quinta-feira, 14 de setembro de 2006

33) Grupo de investigadores cede direito de patente de vacina para a cárie dentária

No primeiro dia do ano lectivo, os alunos de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) foram exortados a apostar mais na investigação. Sousa Pereira, presidente do Conselho Directivo, começou por enaltecer a importância do trabalho realizado por um grupo de investigadores do instituto na descoberta de uma vacina para a cárie dentária e apontou o dedo aos alunos que não aproveitaram a verba destacada no último ano para o programa de investigação.
Este ano, e apesar de no ano passado não terem sido gastos os 20 mil euros previstos, o montante investido será maior na expectativa de haver um aumento de candidaturas com qualidade para avançar. “Um país não se desenvolve pelo número de artigos científicos publicados, mas pelas patentes que regista”, comentou, referindo-se às negociações com uma empresa farmacêutica para a cedência do direito de patentes das descobertas feitas no âmbito da vacina para a cárie dentária. Sousa Pereira insistiu no impacto económico que este trabalho permitirá e reiterou que “é preciso dar um salto” na investigação científica.
O responsável reconheceu que os alunos precisam de ser motivados e listou os investimentos previstos para o ICBAS durante este ano. Além do simulador de resuscitação que já existe, este ano os alunos poderão contar com um simulador de trabalho de parto e de exame ginecológico e com um centro de simulação cardio-respiratória. Na calha está dar aulas práticas recorrendo a doentes simulados a partir de uma parceria com escolas de teatro do Porto. Os universitários terão assim a hipótese de contactar mais cedo com doentes “encenados” que deverão ser sujeitos a uma formação longa para que haja uma grande aproximação a situações reais.
Na cerimónia Sollari Allegro, presidente do Conselho de Administração do Hospital Geral de Santo António, recebeu os alunos com a confirmação que esta unidade receberá o estatuto de hospital universitário. O médico explicou que falta nomear o director pedagógico do HGSA, tendo sido proposto o nome de Amaral Bernardo. Os alunos do ICBAS passam ainda a contar com parcerias com o Centro Hospitalar de Gaia e o IPO.
O Primeiro de Janeiro
* * *
Fica aqui a notícia e um sincero desejo da sua divulgação aos eventuais interessados.
Gerofil

Sem comentários: