segunda-feira, 25 de setembro de 2006

46) Informação e mais informação: a base do sucesso na educação para a saúde

Criciúma, Brasil - Para manter a saúde bucal em dia não basta a escovação. Por isso, a Secretaria de Saúde de Criciúma realiza a Semana do Sorriso Saudável. Cerca de 28 mil alunos receberão a aplicação de flúor gel, que protege os dentes por seis meses.
De 25 a 29 de setembro, 55 profissionais, entre dentistas e atendentes de odontologia, percorrerão todas as escolas municipais e estaduais. A abertura da atividade ocorrerá amanhã (25), às 9 horas, no Bairro da Juventude, com apresentações culturais das oficinas da instituição. A coordenadora do Serviço de Odontologia, Eva Regina Grings, destaca que a semana contempla os alunos do Pré até a 8ª série do Ensino Fundamental. “No momento da aplicação será desenvolvida uma palestra sobre cuidados com a higiene bucal, dieta adequada e técnicas de escovação”, adianta a dentista. As crianças ainda serão orientadas a qual unidade de saúde deve procurar caso precisem de atendimento odontológico. “O objetivo da Semana do Sorriso Saudável é fazer a prevenção à cárie dentária. O flúor protege o esmalte e deixa o dente mais resistente às bactérias que causam a doença”, explica Eva. A reaplicação do material deve ser realizada a cada seis meses, além da visita ao dentista. Os alunos receberão também um kit com escova e creme dental para levarem para casa.
Rádio Criciuma
* * *
Se melhor não sabemos fazer, pelo menos que se faça como no Brasil; ignorar a situação, por parte das entidades responsáveis, é o pior crime que pode suceder a qualquer criança. Fica aqui o reparo às entidades oficiais portuguesas.
Gerofil

Sem comentários: