quarta-feira, 13 de setembro de 2006

30) Dentistas tratam crianças da Serra dentro das escolas

MUNICÍPIO DA SERRA, Espírito Santo, BRASIL - A cárie ainda é um problema que atinge muitas crianças com menos de seis anos de idade. Elas nem trocaram a dentição e já sofrem com dor, mau hálito e, algumas vezes, precisam passar por uma extração, para não comprometer os dentes que ainda vão nascer.
A falta de informação sobre os cuidados adequados com a higiene bucal das crianças e até a falta de acesso a produtos de higiene pessoal são os principais motivadores dessa realidade. Por isso, no município da Serra, os dentistas vão nas escolas públicas de ensino infantil para fazer o tratamento e orientar os alunos.
Os números assustam. Em 2000, mais de 80% das crianças da cidade, nesta faixa etária, já tinham cáries. Depois que os dentistas passaram a visitar as escolas, esse percentual caiu para 47%, segundo levantamento epidemiológico realizado no ano passado. Antes de iniciar o tratamento de limpeza e restauração, os alunos atendidos assistem palestras sobre saúde e higiene bucal, aprendem a escovar os dentes de forma adequada e ainda recebem kits com pasta e escova de dentes e fio dental. Depois, todas as crianças são analisadas e, aquelas com cáries, passam por um tratamento especial, sem o uso de brocas e sem necessidade de anestesia. Elas não sentem dor e ficam felizes com o resultado.
A pequena Leandra Aguiar Pereira, de cinco anos, fez o tratamento nesta quarta-feira. Estava com uma cárie, mas disse que já aprendeu como deve fazer daqui pra frente. “Eu só posso tomar sorvete depois do almoço e depois tenho que escovar os dentes. Foi bom o tratamento porque eu só tenho cinco anos e todos os meus primos têm cárie, mas eu não posso ficar como eles”, falou Leandra. A dentista Flávia Teubner, que participa do programa, destacou que as crianças aprendem fácil e que também passam as informações para os pais e irmãos.
A dentista explicou que a contribuição da família na prevenção à cárie é fundamental. A higiene bucal deve começar logo que a criança nasce, com a limpeza da gengiva. Depois que crescem os dentes, eles devem ser escovados após todas as refeições. Flávia explicou que a saúde do dente de leite vai definir a qualidade dos dentes permanentes.
* * *
Fica o registo como fazer baixar DRASTICAMENTE as cáries dentárias. A prevenção e a educação são as armas fundamentais para a prevenção das doenças. Haja bom senso dos políticos e saibam aplicar políticas de prevenção logo nos primeiros anos de escolaridade das crianças. As crianças portuguesas assim esperam; falta saber até quando?
Gerofil

Sem comentários: