domingo, 29 de outubro de 2006

75) Tratamento odontológico completo, que atende a pacientes de 0 a 100 anos de idade

Araçatuba, São Paulo (BRASIL) - Pesquisa recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que em 2005 o serviço público de odontologia de Araçatuba apresentou índice positivo em relação à saúde bucal das crianças, em comparação com anos anteriores.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira pela Secretaria de Saúde do município, a propósito do Dia do Dentista, comemorado todo dia 25 de outubro. Araçatuba é sede da Faculdade de Odontologia da Unesp, o que contribui para esse grau de eficiência, segundo especialistas da área.
Os números mostram que crianças de até 12 anos de idade estão abaixo da média mundial de dentes cariados, perdidos e obturados. Já a porcentagem de crianças livres de cáries aos 5 anos de idade é de 50%.
A chefe de divisão odontológica de Araçatuba, a dentista Dirce Sato Shimata, informou que os números alcançados pela cidade na pesquisa da OMS são resultado de esforço profissional das equipes de cada unidade, com atividades de prevenção, orientação e palestras educativas. Dirce lembra ainda que os serviços odontológicos eram oferecidos apenas a gestantes, bebês e crianças, até 2001. Os adultos recebiam tratamentos de emergências, como a extração do dente, em casos de dor.
"Hoje a prefeitura oferece um tratamento odontológico completo, que atende a pacientes de 0 a 100 anos de idade", explica. O atendimento odontológico municipal é feito em vários locais: Pronto-Socorro; Clínica do Bebê; unidades do Dona Amélia e do Jussara; em 19 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental); escolas estaduais; CEO (Centro de Especialidades Odontológicas); consultório no ambulatório DST/AIDS; equipes do PSF (Programa Saúde Família); programa do bochecho, desenvolvido em 80 Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil); e serviços odontológicos especializados com dois dentistas que atuam em parceria com a Unesp de Araçatuba.
Nesta quarta-feira, o serviço odontológico realizou trabalho educativo de prevenção de doenças e orientação sobre os cuidados com a higiene bucal, em todas as unidades odontológicas do município. Durante o período de atendimento nessas unidades, a população pode receber explicações sobre saúde bucal, como escovação, a forma correta de usar o fio dental, dieta alimentar.
* * *
Esperemos também que em Portugal surjam autarquias candidatas a serem reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde pelos resultados que consigam no combate das doenças da boca (sem esquecer também o esforço do Ministério da Saúde).
Gerofil

Sem comentários: