quinta-feira, 12 de outubro de 2006

60) Solidariedade Médica e Social

Um projecto nacional para levar apoio médico gratuito a pessoas carenciadas efectuou, nos últimos dias, cerca de 1.700 rastreios de doenças em quatro freguesias do concelho de Ponta Delgada, anunciou fonte da iniciativa.
Designado SMS - Solidariedade Médica e Social, o projecto envolveu voluntários, entre médicos, enfermeiras e técnicos de saúde, que desenvolveram diversas acções, durante a última semana, nas freguesias de Arrifes, São José, Livramento e Fajã de Baixo.
Segundo a mesma fonte, o balanço da iniciativa ultrapassou as expectativas, uma vez que foram efectuados 1.500 rastreios a 530 adultos, incluindo medições de glicemia, colesterol, triglicéridos, cardiopneumologia e estudo da função respiratória.
Além disso, os voluntários efectuaram outros 200 rastreios da visão a crianças e promoveram acções de sensibilização na área de higiene oral a 1.200 estudantes, assim como acções de planeamento familiar, auto-exame da mama e aleitamento materno a cerca de 300 adultos e adolescentes.
No total ao longo dos últimos cinco dias, adiantou a mesma fonte, beneficiaram deste projecto cerca de duas mil pessoas do concelho de Ponta Delgada, uma iniciativa que segue para o concelho de Mértola, entre 21 e 24 de Novembro.
Este projecto envolveu "uma grande logística" que levou nove meses a organizar, com o objectivo de ajudar de forma gratuita e humana todos os que, por razões geográficas ou sociais, não têm acesso a cuidados básicos de Saúde, adiantou.
Depois desta primeira acção, os técnicos do projecto SMS seguem, até Dezembro, para algumas freguesias dos concelhos de Mértola e do Sabugal.
A responsável adiantou ainda que, para o ano, já estão agendadas seis acções no continente, admitindo a hipótese de o projecto regressar, em 2007, a outra ilha açoriana.
Entre as entidades que aderiram ao projecto figuram médicos voluntários, a Escola Superior de Saúde de Leiria, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama e as câmaras municipais de Ponta Delgada, de Mértola e a do Sabugal.

Sem comentários: