quinta-feira, 12 de outubro de 2006

61) PSF está garantindo a cobertura total

RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL - A qualidade dos serviços oferecidos na área de saúde é uma das prioridades da Prefeitura de Rio do Fogo. Com a cobertura completa do município, quatro equipes de PSF (Programa Saúde da Família) garantem o atendimento médico à comunidade, além do trabalho educativo, visando orientar sobre as medidas que proporcionam melhorias na qualidade de vida.
Segundo a diretora da unidade mista de saúde, Arivoneide Pontes, as visitas domiciliares fazem parte da programação mensal realizada pelas equipes de PSF. "Toda quarta-feira, cerca de dez famílias recebem a visita do enfermeiro, auxiliar e médico. As visitas são agendadas previamente pelos agentes de saúde, de acordo com as necessidades de cada família", diz.
O município conta com quatro equipes de PSF, que realizam a cobertura de 100% da população. A diretora ressalta a importância do trabalho educativo realizada pelas equipes de PSF para melhorias na qualidade de vida da população. "Reunimos a comunidade da Colônia dos Pescadores para assistir a palestras que abordam medidas preventivas. O objetivo é orientar a população, para que adotem certos cuidados para não adquirir doenças", afirma.
O assunto discutido na última reunião foi sobre as doenças sexualmente transmissíveis e reuniu toda a comunidade. Os beneficiados puderam interagir tirando suas dúvidas sobre o tema. A próxima abordará a "Conscientização humana", explicando os programas de saúde desenvolvidos na Unidade, mas ainda não tem data definida.
A diretora destaca que em Punaú, a equipe de saúde também desenvolve o trabalho educativo nas escolas e com as crianças do Peti (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil). A equipe de saúde bucal ministra palestras sobre a importância da higiene bucal, a partir da escovação, do uso do fio dental e da aplicação de flúor. "As crianças precisam ter conhecimento sobre a importância da higiene para evitar as doenças. Nosso objetivo é fazer com que os alunos sejam orientados e adquiram o hábito da escovação correta", finaliza.
* * *
Aqui fica o exemplo de uma política voltada para a resolução dos problemas reais das pessoas, apostando na prevenção de doenças.
Em vez de gastar milhões e milhões de euros em actividades sem qualquer benefício para a população, bem podem os nossos presidentes de Câmara e Ministros olharem para o Brasil e aplicarem também cá em Portugal este bom exemplo.
Gerofil

Sem comentários: