quarta-feira, 18 de outubro de 2006

64) Informar as pessoas das consequências por não serem devidamente tratadas a tempo

As próteses dentais têm prazo de validade: uma dentadura que “dança” na boca pode dificultar a fala e a mastigação ou deixar o rosto precocemente envelhecido. Nestes casos, deve ser substituída, sob o risco de prejudicar a saúde. O uso contínuo de uma dentadura inadequada ou mal ajustada pode lesar a mucosa e até originar uma neoplasia maligna (cancro) devido ao trauma constante nos tecidos moles da boca. O alerta é do especialista e mestre em Periodontia, Clarindo Mitiyoshi. Ele é membro da Academia Européia de Osteointegração e coordenador do curso de especialização em Implantodontia da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas – Seção Jardim Paulista (APCD).
Mitiyoshi explica que, ao longo dos anos, o ser humano apresenta reabsorção óssea. Ou seja, os ossos sobre os quais a prótese dental foi moldada diminuem naturalmente. Esta mudança pode deixar a prótese instável.
Segundo o especialista, a cárie é a principal responsável pela perda dental. Já na vida adulta, a prevalência maior é da doença periodontal, que afeta as gengivas. Jovens também podem desenvolver problemas periodontais severos, por isso Mitiyoshi destaca a importância da visita regular ao dentista para o diagnóstico precoce da doença.
Tratamento: entre as opções de tratamento de reabilitação oral para casos de edentulismo (ausência de dentes) estão a prótese total (dentadura) e a prótese fixa sobre implante. A prótese fixa sobre implante, na opinião de Mitiyoshi, é a solução definitiva porque oferece maior estabilidade e segurança para o paciente mastigar, sorrir e falar, recuperando sua auto-estima e favorecendo o seu convívio social.
O setor odontológico está em constante evolução e há diversas técnicas e implantes disponíveis para reabilitação oral. Dependendo da avaliação clínica, o tratamento pode envolver o uso de enxerto ósseo e durar até seis meses para ser concluído. Quando a indicação clínica é favorável, é possível colocar o implante dental em até uma hora, sem necessidade de enxerto ósseo. De acordo com Mitiyoshi, atualmente é possível substituir qualquer tipo de prótese dental pelo sistema de implante oral. “Só usa dentadura quem quer”, declara.
* * *
Se se os nossos governantes estão realmente interessados em prevenir as doenças associadas à saúde oral, então passem estas informações às pessoas, incluindo os grupos etários mais jovens; ao mesmo tempo, possibilite-se os devidos tratamentos as todas as pessoas - tudo o resto é completamente desnecessário e será dinheiro dos nossos impostos muito mal empregue.
Gerofil

Sem comentários: