quarta-feira, 18 de outubro de 2006

62) Perdi meus dentes, e agora?

Na matéria de hoje vamos falar sobre uma técnica que se chama: Protocolo. Se você perdeu todos seus dentes, ou grande parte deles, sem dúvida esta técnica pode resolver o seu caso, de maneira rápida, sem grandes dores e com um custo relativamente baixo. O protocolo irá devolver a você uma mastigação correta dos alimentos, acabará com o constrangimento de sorrir e, consequentemente, devolverá o formato que o rosto tinha antes da ausência dos dentes.
Antes dos implantes dentários, não existia qualquer solução fixa disponível para pessoas que tivessem perdido todos os seus dentes. Hoje, é possível substituir um maxilar edêntulo, ou seja, sem dente com alguns implantes dentários e uma ponte fixa apoiada sobre eles que resultará em uma solução permanente, estável e de estética elevada.
Vantagens de um Protocolo sobre implantes:
Quando todos os dentes estão em falta ou estão num tal estado que seja necessário substituí-los, uma ponte fixa apoiada sobre implantes dentários é a melhor solução. O Protocolo:
-permite a você comer e funcionar como se tivesse dentes naturais;
-uma solução sólida e estável que lhe servirá para a vida;
-preserva a aparência da face - previne a perda de osso;
Tratamento:
O procedimento de tratamento e o número de consultas depende sobretudo, das condições específicas. Porém, no geral, 5 a 10 consultas deverão ser suficientes para a colocação de uma ponte fixa. A maioria dos pacientes conta que se sentiu bastante mais confortável do que o esperado durante o procedimento.
O procedimento de tratamento aqui descrito é apenas uma de, possivelmente, várias alternativas disponíveis:
1.-Antes do procedimento o dentista determina o procedimento necessário para iniciar o tratamento;
2. Colocar os implantes - o primeiro passo é a colocação dos implantes dentários para substituir a raiz dos dentes. Neste caso, são utilizados cinco implantes. São colocados dentes provisórios que lhe permitem comer e funcionar normalmente enquanto aguarda a colocação da ponte definitiva.
3. Fixar o PROTOCOLO - a ponte definitiva ou protocolo é firmemente colocado sobre os implantes. No caso de um maxilar edêntulo, são geralmente necessárias 1 a 3 consultas para fixar completamente a ponte.
4. Resultado final - será difícil distinguir quais os dentes novos e quais os dentes naturais - tanto para si como para os outros. Pessoas que utilizaram próteses convencionais antes de experimentar uma ponte fixa protocolo, descrevem frequentemente esta opção como uma experiência incomparável e extremamente positiva.
ALTERNATIVAS À PONTE FIXA PROTOCOLO
Uma alternativa à ponte fixa é a utilização de uma sobredentadura implanto-suportada. A prótese tradicional, Dentadura, apresenta várias desvantagens e, se possível, deverá ser evitada.
a) Sobredentadura sobre implante removível: uma sobredentadura de encaixe de bola ou retida por barra, que por sua vez é apoiado em dois ou mais implantes na parte anterior do maxilar. Os implantes ajudam a manter a prótese no lugar e proporcionam uma melhor função e conforto. O custo é geralmente o motivo pelo qual esta solução é escolhida em detrimento de uma ponte fixa - embora o resultado final não seja comparável.
b) Prótese completa removível: uma dentadura que é colocada folgadamente sobre a gengiva para suprir os dentes em falta. Esta alternativa não possui grandes vantagens - com excepção do seu custo reduzido e da fácil instalação. As desvantagens são muitas: desconforto ao comer, estética pobre, problemas na fala e dores na gengiva causada pelo movimento da prótese. Para além disto, uma prótese completa colocada no maxilar superior reduz severamente o paladar.

Sem comentários: