segunda-feira, 23 de outubro de 2006

70) Médicos Dentistas: Américo Afonso candidata-se a bastonário

Américo Afonso anunciou esta quarta-feira que vai defrontar o actual bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Orlando Monteiro, nas próximas eleições para o cargo, que se realizam no próximo dia 9 de Dezembro.
«Um futuro com ordem - Uma Ordem com futuro» é o lema do manifesto de candidatura hoje apresentado por Américo Afonso, que pretende «levar a cabo uma série de medidas que conduzam à mudança e renovação do actual panorama de classe dos mais de cinco mil médicos dentistas e de saúde oral em Portugal».
No manifesto, Américo Afonso propõe-se efectuar uma reformulação total do modelo organizacional da OMD, criando um Conselho Directivo com poderes deliberativos, acompanhado por um Conselho Consultivo com a missão de acompanhar as decisões daquele órgão executivo. Pretende também limitar os mandatos dos titulares de cargos da OMD a dois mandatos, criar sistemas complementares de assistência social para os associados, promover a certificação de qualidade dos consultórios e clínicas dentárias e criar esquemas obrigatórios de actualização profissional para os médicos dentistas.
Américo Afonso, de 46 anos, é licenciado e doutorado pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), onde é professor associado com agregação. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária, director e presidente do Conselho de Administração do Hospital de São Marcos, em Braga, vice-presidente do Conselho Directivo da FMDUP e presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina da OMD.
No seu currículo tem 50 artigos científicos publicados, com três prémios e menções honrosas, tendo proferido mais de uma centena de conferências em reuniões científicas nacionais e internacionais.

Sem comentários: