quarta-feira, 18 de outubro de 2006

65) Procurar quem necessita de cuidados de saúde oral

CIDADE DO NATAL (Rio Grande do Norte, Brasil) - As crianças e adolescentes do município de Pedro Velho recebem prioridade nas ações desenvolvidas pela prefeitura municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde. A equipe de saúde bucal realiza um trabalho intensivo nas escolas da rede municipal de ensino, além da creche e do Peti (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil).
Periodicamente, os dentistas e seus auxiliares ministram palestras sobre a importância da escovação, da higiene bucal, e do uso de fio dental. As doenças bucais também são temas das palestras. Este trabalho é desenvolvido através do programa de Saúde Bucal.
Segundo a coordenadora da secretaria municipal de saúde, Adriana Juvêncio Fonseca, atualmente a equipe de saúde bucal está realizando os trabalhos de prevenção com as crianças da Creche Municipal e do ensino infantil. Com as crianças atendidas pelo Peti, as ações já foram concluídas. "Através de palestras ministradas por dentistas e seus auxiliares, os alunos serão orientados sobre a importância da higiene bucal. As crianças são os principais alvos dos trabalhos educativos, mas o atendimento se estende a toda população de todo município", diz.
Tratamento: Adriana Fonseca destaca que além do trabalho preventivo realizado nas escolas, creche e programas sociais, a equipe de saúde bucal garante o tratamento odontológico encaminhando os pacientes para o consultório. "Quando a equipe detecta algum caso que necessite de tratamento odontológico, faz o agendamento e encaminha o aluno para o consultório, garantindo que a criança faça o tratamento curativo", afirma.
* * *
Óptimo exemplo que os Ministérios da Educação e da Saúde deveriam aplicar de imediato em todas as escolas portuguesas, sem excepção.
Gerofil

Sem comentários: