segunda-feira, 9 de outubro de 2006

53) Prevenção em meio escolar, muito para além da saúde oral

Prefeitura de Mogi Mirim, Estado de S. Paulo, Brasil - A Prefeitura de Mogi Mirim, através dos departamentos de Educação e de Saúde, lançou na tarde desta quarta-feira, dia 4, dois projetos sociais que beneficiarão cerca de 10 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino.
Um deles é o programa Boa Visão é Qualidade de Vida, que promoverá testes de acuidade visual, consultas oftalmológicas e entrega de armação de graça para os estudantes que não podem pagar. O outro é o programa de Saúde Bucal.
O lançamento dos dois projetos foi realizado na Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) Dona Sinhazinha. "Além de oferecer o processo pedagógico do aprendizado, a escola tem por obrigação também educar os alunos quanto à higienização bucal pessoal e verificar a saúde visual dessas crianças", disse o prefeito Carlos Nelson Bueno.
O programa Boa Visão é Qualidade de Vida já aplicou teste de acuidade visual em 4.500 alunos da 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Em 639 crianças foi diagnosticado algum tipo de problema. Agora, as crianças passarão por um médico oftalmologista. O atendimento desses alunos será feito através de um mutirão, que ainda não tem data marcada, mas deve acontecer até o final do mês. Os testes visuais prosseguirão nas creches e nas escolas de Ensino Infantil. O programa conta com o apoio da ACCB (Associação Civil Cidadania Brasil), que irá fornecer 500 armações de óculos. Os alunos que necessitarem de lentes especiais também terão apoio do Município.
O programa de Saúde Bucal já vinha sendo aplicado na rede municipal de ensino. Será, agora, mais intensificado. Cada aluno ganhou um kit com o seu nome, contendo pasta de dente e escova, que será de uso individual. As crianças que ainda não começaram o processo de alfabetização terão suas fotos coladas no kit para a identificação. Uma equipe do Departamento de Saúde, com o auxilio de fantoches, visitará todas as escolas da rede para ensinar os alunos a forma correta de escovação. A meta é diminuir o índice de cárie no município.

Sem comentários: