quarta-feira, 11 de outubro de 2006

57) Rastreios Dentários Gratuitos

Outubro é o mês dedicado à Saúde Oral. Cerca de dois mil consultórios vão-se associar a esta data para um check in dentário gratuito, numa iniciativa promovida pela Colgate e pela Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD).
Qual o real estado de higiene e saúde oral dos Portugueses é o que se pretende analisar com a edição de 2006 dos check-ups dentários gratuitos (sem tratamento ou radiografias), procurando em simultâneo sensibilizar a população de Portugal Continental, ilhas inclusive, para esta questão. Afinal, apenas 23,7 por cento dos adultos portugueses, segundo dados da última edição do Mês da Saúde Oral, têm uma dentição completamente saudável. Uma situação que se verifica sobretudo nas zonas urbanas e nas regiões do Algarve (32%), do Centro (25,8%) e pessoas com Escolaridade Superior (32,1%). As situações piores têm maior incidência nas zonas suburbanas (20,7%) e em indivíduos com a Escolaridade Básica (15,7%).
A Colgate divulgou ainda outros resultados: o de um estudo realizado em mais de uma centena de escolas de todo o país com crianças dos 5 aos 12 anos. Somente 19 por cento das escolas do ensino básico e jardins-de-infância promovem, regularmente, acções de higiene oral. De forma a envolver mais as escolas neste hábito vão ser efectuados, pela primeira vez, rastreios dentários gratuitos a crianças em 50 escolas.
Para os interessados em realizar um check-up dentário gratuito, a Colgate e a SPEMD disponibiliza uma “Linha Azul” – 808 205 206 entre as 9h e as 23h. Aí pode-se, também, saber os consultórios aderentes a esta iniciativa. No concelho, sabe-se que aderiram: Odivelas (7), Pontinha (5), Póvoa de Santo Adrião (2), Ramada (1); e no concelho vizinho, em Loures (3), Catujal (2), Camarate (2) e Santo António dos Cavaleiros (2).
* * *
Saúde Oral e Problemas Cardíacos estão relacionados
Um estudo publicado no American Journal of Preventive Medicine (EUA) revela que existe uma relação entre a saúde oral e os problemas cardíacos, uma vez que em 4,7 por cento das pessoas que tinham perdido um dente manifestaram problemas cardíacos, este número aumenta para os 5,7 por cento entre os que perderam um a cinco dentes, para 7,5 por cento nos casos de queda de 6 a 31 dentes e para 8,5 por cento nos que perderam totalmente os dois. Saiba que pela boca se chega ao coração. Por isso proteja os dois.
* * *
Está compravado que o estado da saúde oral condiciona o restante organismo. Assim, é fundamental apostar, em primeiro lugar, na saúde oral das pessoas. Para isso deve o MINISTÉRIO DA SAÚDE DISPONIBIZAR OS MEIOS NECESSÁRIOS ÀS POPULAÇÕES, PARA QUE AS PESSOAS SE POSSAM TRATAR E PREVENIR PRECOCEMENTE RELATIVAMENTE ÀS DOENÇAS DENTÁRIAS..
Gerofil

Sem comentários: