sexta-feira, 27 de outubro de 2006

72) Projeto Sorrir: Ação Solidária por um Sorriso Melhor

Recife, BRASIL - Será lançado neste sábado (21), Projeto Sorrir: Ação Solidária por um Sorriso Melhor, no Parque 13 de Maio, Centro do Recife, das 9h às 16h, dentro das comemorações da Semana de Saúde Bucal. A iniciativa, da Faculdade de Odontologia do Recife (FOR) em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Política de Assistência Social, tem o objetivo de promover a educação em saúde na área bucal.
Cerca de 60 alunos e 20 professores da FOR desenvolverão atividades de diagnóstico de lesões orais e palestra educativa de prevenção à cárie e câncer de boca, enfatizando a importância do auto-exame e na detecção precoce de lesões que podem levar ao câncer. Caso seja detectado pessoas com necessidade de tratamento serão encaminhadas para a rede municipal de saúde e à FOR.
No Parque 13 de Maio, será montado o chamado Pavilhão da Educação em Saúde Bucal, onde haverá apresentação de fantoches e dicas de escovação e aplicação tópica de flúor. Oito escovódromos – espécie de pias portáteis cedidas pela Secretaria de Saúde – serão instaladas no Parque 13 de Maio para orientar as crianças.
Serão distribuídos 500 escovas e cremes dentais para o público, de crianças a idosos. O material foi doado pela Secretaria de Saúde do Recife, através da Coordenação de Saúde Bucal. A estimativa é que 800 pessoas participem do evento.
* * *
Esta notícia faz pensar também nas aldeias isoladas dos meios rurais do interior do país, incluindo as ilhas, onde o acesso aos cuidados de saúde é extremamente onerosa para a população de baixos recursos económicos. Porque não trazer para Portugal estas iniciativas, com as devidas adaptações ?
Gerofil

Sem comentários: