segunda-feira, 23 de outubro de 2006

71) Brasil: Governo preocupa-se com a saúde oral da população

O programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde entregou na quinta-feira, dia 19, em Lavras, equipamentos odontológicos para melhoria do atendimento na área de saúde bucal através do Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade aconteceu no saguão de entrada da prefeitura, às 13h com a presença de autoridades municipais e do coordenador nacional de saúde bucal, Gilberto Pucca.
O equipamento destinado à saúde bucal foi entregue a prefeita Jussara Menicucci, na presença do vice-prefeito Ennio Mendes, do secretário Municipal de Saúde Antônio Moura, do coordenador do programa em Lavras, o dentista Alysson Magno Matiolli, da coordenadora do Programa de Saúde da Família (PSF) Maria Salete Sales Pereira, de representantes do curso de Odontologia do Unilavras, do delegado do Conselho Regional de Odontologia, o dentista Eduardo Pires Cardoso, do superintendente de Saúde Oral, Antônio Fontes, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adjamar Veríssimo e de profissionais de saúde de Lavras.
O município recebeu do Governo Federal 29 equipamentos dos mais variados, como compressor de ar, cadeira odontológica, consultórios odontológicos e outros. O coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca Júnior, falou e ressaltou o desempenho do Governo Federal na área da saúde. A prefeita Jussara Menicucci também falou do trabalho da saúde realizado em Lavras e agradeceu, em nome do município, as doações do Governo Federal.
Atualmente Lavras conta com 14 equipes de saúde bucal, responsável pela melhoria da atenção básica gratuita no município. Em 2002 não havia investimentos nesta área com o programa do Governo Federal, o Brasil Sorridente, mas de janeiro a setembro deste ano foram repassados mais de R$ 212 mil para a manutenção dessas equipes e avanço no atendimento odontológico.
Nos últimos anos, o Ministério da Saúde através do Brasil Sorridente vem investindo na área de saúde bucal em Minas Gerais. Em 2002, eram apenas 332 equipes de saúde bucal. Hoje, são 1.421, que atendem mais de 7 milhões de pessoas - um aumento de 328%. O programa atinge 519 municípios mineiros, com mais de 22 milhões de reais investidos somente neste ano. Minas Gerais conta, agora, com 163 consultórios que oferecem assistência básica odontológica e abrigam equipes de saúde bucal do programa Saúde da Família. Além disso, o Estado possui 53 Centros de Especialidades Odontológicas - outros 14 em fase de implantação - distribuídos em 49 cidades do território mineiro. De janeiro a agosto deste ano, esses centros em Minas Gerais receberam mais de R$ 3.6 milhões.
* * *
E nós por cá, como vamos ?
Gerofil

Sem comentários: