terça-feira, 10 de outubro de 2006

54) BRASIL: Equipas de Saúde Famíliar integram técnicos de saúde oral

As seis novas equipes do programa Saúde da Família (PSF), instituído pela Prefeitura Municipal de Bauru, começam a atender a partir de hoje. O serviço consiste em desenvolver programas de prevenção, recuperação e reabilitação de doenças.
Cada grupo é composto por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde. Quando ampliado, conta ainda com um dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em higiene dental.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o serviço tem apresentado um índice de resolutividade dos casos atendidos de 90% e uma cobertura de vacinas e pré-natal de 100%.
* * *
Tal como no Brasil, espera-se que as Unidades Familiares de Saúde em implantação em Portugal, por parte do Ministério da Saúde, incluam também técnicos de saúde oral, de forma a tornar eficaz o combate a esta doença.
Torna-se imperioso e urgente o acesso universal da população portuguesa, independentemente do seu poder económico e área de residência, a consultas e tratamentos de saúde oral.
Gerofil

Sem comentários: