sábado, 28 de outubro de 2006

74) Como chegar aonde é preciso ?

Porque a saúde oral deve ser feita logo desde os primeiros meses de vida, ficam aqui mais alguns exemplos que podem ser adaptados e aplicados também aqui em Portugal.

Não basta haver dentistas; é preciso apostar na prevenção e possibilitar a todos os portugueses o acesso imediato a cuidados de saúde oral, sem qualquer descriminação social ou geográfica.
Assim, a adaptação de algumas destas campanhas à realidade portuguesa (nomeadamente junto da população mais carente) e a criação da possibilidade do acesso imediato aos tratamentos de que se necessita são medidas necessárias e urgentes que devem ser aplicadas no nosso país, a fim de combater os gravíssimos problemas de saúde oral que ainda afectam uma larga percentagem de população.
Gerofil
* * *




DENTES SAUDÁVEIS - UBS desenvolve ações preventivas (28-10-2006)

Crianças desenham o que aprenderam com as atividades


Marília, São Paulo (BRASIL) - A UBS Planalto, zona sul, promoveu atividades relacionadas à campanha municipal Sorria Marília, de saúde bucal, durante toda a semana. Teatro, música e atividades lúdicas envolveram as crianças dos bairros atingidos pela unidade. A equipe responsável também orientou as mães sobre a necessidade e a forma de se higienizar a boca dos bebês.

A população atingida pela UBS (Unidade Básica de Saúde) Planalto é de aproximadamente oito mil habitantes, sendo que pelo menos dois mil são crianças. “Além do Planalto, abrangemos mais cerca de 20 bairros”, informou a enfermeira assistencial do posto, Alessandra Pereira.

A dentista e a fonoaudióloga da unidade, além dos demais profissionais da equipe orientaram as crianças sobre a importância de manter a higiene bucal para a saúde e ensinaram como escovar os dentes e a língua e em que situações isso deve ser feito. Para prender a atenção, recursos como música, brinquedos, histórias e teatro foram utilizados.

Além dos pacientes da pediatria, outras crianças da comunidade participaram ao longo da semana. Luan Vinícius Rodríguez, de 12 anos, esteve ontem no espaço da unidade reservado para as atividades. Envolvido por muitos desenhos nas paredes, bexigas e pelo som de músicas sobre a escovação dos dentes, ele desenhou em um cartaz o que aprendeu. “A gente se distrai e aprende. A saúde bucal tem que ser boa, se não os dentes caem e precisa usar dentadura”, disse.

Gabriel Anunciato de Miranda, de 11 anos, é filho de uma das agentes comunitárias da unidade e ajudou a fazer a divulgação. “Chamei todos os meus amigos. O que achei mais interessante é saber que tem um jeito certo de escovar os dentes”, comentou.

Na área de fonoaudiologia, foi explicado para as crianças como as chupetas e bicos de mamadeiras prejudicam a arcada dentária, deformam a boca e interferem na fala.

BEBÊS - A equipe da UBS também orientou as mães que passaram pela unidade durante toda a semana. Os bebês devem ter a boca limpa desde o nascimento. Basta umedecer uma gaze ou um pedaço de fralda de pano com água filtrada ou fervida e enrolar no dedo, passando pela boca da criança, incluindo gengiva e língua.

A higiene deve ser feita após todas as mamadas e principalmente à noite, antes do bebê dormir. A medida evita que as bactérias causem inflamações nas gengivas e garante o nascimento de dentes saudáveis. Mamar no seio da mamãe favorece o desenvolvimento da criança, enquanto que a mamadeira atrapalha. Além disso, a equipe alerta sobre o erro de colocar açúcar no leite da criança, o que é desnecessário e prejudicial.

ESCOLAS - A equipe da UBS Planalto também levou as orientações e peças de teatro nas escolas municipais Nivando Mariano de Souza e Samba Lê-lê. O concurso de cartazes ainda premiou os vencedores com kits de escovação. Uma palestra também foi realizada na Escola Estadual Walfredo Rothermund. Todas as atividades foram desenvolvidas por iniciativa da equipe, que inclusive utilizou recursos próprios.

Jornal da Manhã

* * *

Atividades lúdicas envolvem as crianças

(24-10-2006 )

Marília, São Paulo (BRASIL) - Crianças da educação infantil da rede municipal passaram parte da tarde ontem no Teatro Municipal. O primeiro dia do evento “Sorria Marília” contou com a participação de autoridades municipais, que juntas com os alunos, assistiram as apresentações de música e teatro sobre saúde bucal.

O “Sorria Marília” é realizado anualmente pelo Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde em parceria com outras representações da classe odontológica, como a APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas).

A prevenção é a palavra-chave, daí o foco das ações nas crianças. “A idéia é incorporar nas pessoas desde a infância a consciência da qualidade de vida, o que inclui a saúde bucal”, salientou o dentista Marcos Girotto, coordenador do evento. O prefeito Mário Bulgareli destacou que na saúde, prevenir é a melhor alternativa. O secretário municipal da Saúde, Júlio Cezar Zorzetto, também esteve presente.

As crianças da rede municipal assistiram a uma apresentação de alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) que dançaram e representaram ao som de uma paródia em homenagem aos dentistas. Na seqüência, agentes comunitários de saúde e dentistas do Programa de Saúde da Família (PSF) realizaram peças teatrais interativas.

“Mais de 70 profissionais estão envolvidos nesse trabalho e eles mesmos desenvolvem as peças que apresentam”, informou Girotto. Segundo ele, de forma lúdica as crianças absorvem conhecimento, o que aumenta as chances delas terem uma rotina de higienização bucal adequada.

Hoje e amanhã, outros alunos da rede municipal assistem as apresentações no Teatro. As unidades de saúde do município também programaram atividades ao longo de toda a semana, também tendo como público-alvo a criança.

A higienização correta da boca não preveni apenas cáries. Além das bactérias da boca se multiplicarem com os restos alimentares e retirarem o cálcio dos dentes, tornando-os mais vulneráveis a elas, a ingestão dessas bactérias pode trazer consequências para o organismo. Os órgãos mais atacados costumam ser coração, fígado e rins.

Jornal da Manhã

Sem comentários: