quarta-feira, 29 de novembro de 2006

99) Quase 4 000 pessoas são atendidas em casa

Fortaleza (Brasil) - Dentistas do Programa Saúde da Família (PSF) estão fazendo um levantamento epidemológico de saúde bucal dos fortalezenses. Quase quatro mil pessoas, entre 18 e 74 anos, serão examinadas em casa. A pesquisa pretende melhorar o atendimento odontológico nos postos de saúde, e diminuir a distância entre o paciente e o consultório do dentista.
Paulo Vinícius, de dois anos, chora durante o exame. Já Maury não parou de rir quando perguntado se o uso de prótese dentária afetava os relacionamentos dele. De casa em casa os dentistas e atendentes do PSF fazem um levantamento sobre a saúde bucal dos moradores de Fortaleza. Serão examinadas quase quatro mil pessoas, mais de 600 por regional.
Faz muito tempo que a dona de casa Elizana Diógenes não vai ao consultório de um dentista. Depois de cada visita, a entrega de um kit básico: com escova, creme e fio dental. No ano que vem o trabalho continua em escolas e creches. A pesquisa será concluída em março de 2007.
E a falta de cuidados com os dentes leva a infecções graves, que podem atingir outros órgãos como pulmão, coração e até o cérebro. E as estatísticas são preocupantes: há três anos, uma pesquisa do IBGE e Ministério da Saúde revelou que, quase dois milhões de cearenses nunca tinham ido ao dentista.
* * *
A idéia é óptima: ir ao encontro dos pacientes, fazendo um primeiro diagnóstico das necessidades de saúde oral da população.
Gerofil

Sem comentários: