sexta-feira, 17 de novembro de 2006

88) ESCOLA: Externato de Ruílhe inaugura Gabinete de Saúde Escolar

Educar para a Saúde, contribuindo para a promoção de comportamentos saudáveis por parte da comunidade escolar é o principal objectivo deste gabinete coordenado pelo enfermeiro Ricardo Ferreira. A poucos dias da sua abertura, o gabinete está já a desenvolver um projecto intitulado ‘Ganha Saúde’, inserido no tema integrador das actividades da escola: ‘Escola para a Vida’.Segundo Ricardo Ferreira, este primeiro projecto do gabinete tem a finalidade de tornar a comunidade escolar, nomeadamente os alunos, professores e funcionários ‘pró-activos na busca do seu estado óptimo de saúde, pela adopção de comportamentos saudáveis”.
As actividades do Gabinete de Saúde Escolar serão diversificadas e compreenderão exames de saúde em que se pretende avaliar o crescimento e desenvolvimento físico, psicomotor e psicossocial; estimular a opção por comportamentos saudáveis ao nível, por exemplo, da nutrição, da prevenção de consumos nocivos e a adopção de medidas de segurança da prática regular de exercício físico. Neste âmbito, o primeiro trabalho a desenvolver pelo gabinete será a avaliação dos cerca de 300 alunos que praticam desporto escolar, seguindo-se os alunos do 5.º ano.
Pretende-se também, nos exames de saúde, promover a prevenção de acidentes e intoxicações e dos riscos decorrentes da exposição solar; prevenir, identificar, saber como abordar as doenças comuns nas várias idades; sinalizar e proporcionar apoio continuado às crianças com doença crónica; identificar, apoiar e orientar as crianças e famílias vítimas de violência ou negligência. Nestas consultas serão ainda avaliados diversos parâmetros, tais como, peso, estatura, índice de massa corporal, tensão arterial, dentes, visão, postura, desenvolvimento geral, vacinação, entre outras.
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Fica aqui o pedido ao Ministério da Educação e ao Ministério da Saúde de levarem estas temáticas para dentro das escolas públicas, por pessoas devidamente formadas e que possam encaminhar os alunos para as devidas especialidades de que crianças e jovens tenham necessidade. O Ministério da Educação tem de assumir que o sucesso dos alunos é directamente proporcional ao seu bem estar geral.
Gerofil

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