sexta-feira, 10 de novembro de 2006

83) Desporto escolar fomenta aumento de traumatiscos dentários

Os traumatismos dentários estão a aumentar à medida que cresce o número de crianças a praticar desporto, disse o professor de Medicina Dentária José Frias Bulhosa. «As crianças praticam desporto cada vez mais cedo, o que tem provocado um aumento do número de traumatismos dentários, faciais e cranianos», salientou o docente da Universidade Fernando Pessoa (UFP), no Porto.
José Bulhosa realçou que o cuidado com os dentes tem sido associado apenas ao uso de escovas e dentífricos e à redução do consumo de açúcares, mas «é muito mais do que isso». «Um traumatismo pode ter sequelas na saúde oral para o resto da vida», alertou o especialista, referindo que a UFP está a aproveitar as acções de medicina dentária preventiva nas escolas para formar professores de Educação Física, recomendando que evitem exercícios que ponham em risco os dentes.
A UFP celebrou esta semana um protocolo com a Câmara da Maia para a realização de rastreios e acções de prevenção de doenças dentárias em oito escolas do concelho. José Bulhosa referiu que estas acções vão ser desenvolvidas em duas unidades móveis por cerca de 80 alunos dos terceiro e sexto anos do curso de Medicina Dentária da UFP, sob a orientação dos seus professores.
As unidades móveis consistem em duas carrinhas equipadas como consultórios dentários, que, segundo José Bulhosa, não têm paralelo em Portugal, dadas as suas «condições excepcionais» para a prática da medicina dentária. Além da Maia, as duas carrinhas já participaram em acções de medicina dentária preventiva no Porto, Vila do Conde, Ponte de Lima e Braga, tendo também agendadas para os próximos meses deslocações a Baião e Amarante.
* * *
Para começar é óptimo; vamos ver se as autoridades competentes alargam estas iniciativas a todo o país, incluindo os Açores e a Madeira. Têm aqui a palavra os senhores Ministros da Saúde e da Educação - ficamos à espera para ver.
Gerofil

Sem comentários: