sexta-feira, 17 de novembro de 2006

89) Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas: Boas notícias para a saúde oral

O bastonário dos Médicos Dentistas congratulou-se com o sucesso da 15ª edição do congresso da Ordem, que terminou ontem na Feira. Orlando Monteiro da Silva apontou o empenho da tutela, mas avisou que “falta democratizar o acesso à saúde oral”.
Os 5500 médicos dentistas que actualmente exercem funções em Portugal são, de acordo com o responsável, “mais do que suficientes” para garantir a qualidade do serviço: “É um médico para cada dois mil portugueses”, frisou Orlando Monteiro da Silva ao JANEIRO.
Num balanço do congresso que nos últimos três dias levou ao Europarque mais de 2300 profissionais e estudantes, o bastonário mostrou-se agradado com a visita do ministro da Saúde e com o anúncio de um aumento de 20 por cento na dotação do Orçamento de Estado para a saúde oral, o apoio da tutela à campanha de promoção da higiene oral junto das crianças e a possibilidade de a valência de medicina dentária ser introduzida nas unidades de saúde familiar. No entanto, vincou que “não é suficiente” e que “falta a contratualização de médicos dentistas nos hospitais” e acelerar o processo de implementação das USF, para “democratizar o acesso o acolhimento nas situações urgentes”, porque “há muito a fazer para tirar Portugal da cauda da Europa” e os dentistas podem “ajudar”.
* * *
Mais uma vez ficamos à espera para ver; é extremamente desagradável estarmos no Século XXI, sermos membros da União Europeia e sabermos das desigualdades gritantes do acesso da população a tratamentos de saúde oral no nosso país, logo a partir da infância.
Gerofil

Sem comentários: