segunda-feira, 27 de novembro de 2006

95) Se os pais não se preocupam com a saúde bucal dos filhos ...

Feira de Santana (BRASIL) - Os pais são responsáveis por boa parte dos problemas de saúde bucal das crianças. É o que dizem os especialistas na área, que organizam durante todo o dia de hoje o Programa de Prevenção de Sáude Bucal, na praça da Kalilândia, em Feira de Santana. Para os odontólogos, pais que não valorizam a escovação tendem a criar filhos também despreocupados com o problema. "Tem que começar desde cedo com as crianças", diz Joelma Santa Bárbara, da secretaria de Saúde Muncipal.
Até o final do ano, a secretaria de Saúde do município está organizando uma pesquisa com crianças de 12 a 15 anos, de escolas públicas municipais. Até agora, 833 foram pesquisadas. O objetivo é conhecer a prevalência de cárie entre os estudantes. A Organização Mundial de Saúde preconiza que o ideal é que crianças de 0 a 6 anos tenham no máximo 3 cáries. Os dados inciais em Feira mostram que esses números chegam a quatro ou cinco dentes careados.
No evento de hoje, um dos objetivos é melhorar a qualidade da dentição dos meninos e meninas. O Programa pretende realizar mais de mil atendimentos gratuitos, especialmente a crianças de escolas públicas e particulares, com aplicação de flúor, dicas sobre escovação, palestras com estudantes de fonoaudiologia e odontólogos. "A gente mostra como é fácil e lúdico cuidar da saúde bucal", diz Suzana Fernandes, coordenadora do programa.
* * *
Quando se diz que os pais e os professores devem ensinar as criancinhas a escovar os dentes, compreenda-se que se trata efectivamente de uma necessidade premente e que deve mesmo ser posta em prática. Esperemos para ver qual será a contribuição das entidades oficiais para fazer passar efectivamente essa mensagem, não se ficando meramente por meras sugestões.
Gerofil

Sem comentários: