quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

129) Câmara de Baião atenta a doenças

Estriou-se no terreno, dia 24 deste mês, uma equipa da Fundação de Ensino e Cultura da Universidade Fernando Pessoa (UFP), constituída por médicos e alunos finalistas da Faculdade de Ciências da Saúde da UFP que, ao abrigo de um protocolo de cooperação celebrado com a Câmara Municipal de Baião, vão iniciar um conjunto de acções de rastreio à população baionense durante seis semanas - perto de dois meses. As acções vão desenvolver-se junto das escolas básicas e secundárias, lares de idosos e juntas de freguesia, nas valências de medicina dentária preventiva, análises clínicas ao colesterol e diabetes, enfermagem – controlo de tensão arterial, motricidade humana, fisioterapia e terapia da fala.
Para o autarca de Baião, José Luís Carneiro, este protocolo “é mais uma iniciativa que se enquadra no esforço que a autarquia tem vindo a desenvolver no sentido de proporcionar aos baionenses, nomeadamente, aos mais carenciados, condições de vida mais adequadas à promoção da saúde”, refere em comunicado. Apesar das actividades relacionadas com a saúde não serem uma competência das autarquias locais, a Câmara de Baião entendeu adoptar uma politica pró-activa no sentido de garantir o desenvolvimento de politicas sociais activas e que vão de encontro às necessidades específicas do município.
A Unidade Móvel de Saúde e a disponibilização de habitação para médicos que queiram exercer a profissão no concelho são dois exemplos, afirma na missiva, dessa política pró-activa e que têm mostrado resultados. As acções de rastreio começaram em Ancede, uma das maiores freguesias de Baião e desenrolam-se às quintas-feiras, das 9h00 às 17horas, em diferentes pontos do concelho.
* * *
Um bem haja e sinceros agradecimentos por estas iniciativas por parte da Câmara Municipal de Baião. Um exemplo a seguir por outras autarquias, pois aqui todo o dinheiro gasto será sempre bem gasto, já que será sempre em benefício do bem estar da população.
Gerofil

Sem comentários: