segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

116) Turma do atendimento odontológico de bebês de Santos recebe alta

Santos (Brasil) - A apresentação teatral das vovós do Centro Comunitário (Cecom) da Zona Noroeste encantou a criançada que participou, na tarde de ontem (sexta - 15), da festa do serviço de odontopediatria, da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Aparecida.
“Era uma vez um dentinho que morava na boca de um menino que gostava de comer muitos doces...”. Foi assim que começou a encenação dos personagens Dona Escova, Senhor Fio Dental, Dona Pasta de Dente e pela vilã da história, a Dona Cárie. Depois de se divertirem com o educativo teatrinho, as cerca de 50 crianças receberam kits com escova e creme dental e balões de gás. As mães ganharam botões de rosa e depois foram servidos bolo e suco.
O programa de atendimento de bebês teve início em 1994 e é voltado para crianças de zero a 3 anos, com consultas mensais, durante as quais as mães aprendem a higienizar a gengiva e os dentinhos e a forma correta de fazer a escovação. Também recebem orientações sobre alimentação.
Prevenção - “Nessa turminha que está se formando ninguém tem cárie. E é importante que as mães continuem a seguir em casa as orientações”, destacou a odontopediatra Patrícia Venturini de Almeida, sobre as crianças que completaram três anos e receberam alta do programa. “A saúde começa pela boca e a prevenção é essencial. A Unidade Básica tem que fazer isso mesmo, se aproximar da comunidade”, afirmou o secretário de Saúde, Odílio Rodrigues Filho.
A mãe da pequena Larissa, de 2 anos e 4 meses, a dona-de-casa Andréia Menezes, 31 anos, destaca a importância do projeto da Prefeitura. “Tomando cuidado ela já nos deu um susto. Teve uma manchinha branca no dente e tive que cortar os doces”, disse, acrescentando que o sacrifício valeu a pena. O cuidado com a prevenção é ressaltado também pela estudante Patrícia Rejane, 24 anos, prima da menina Bruna, de dois anos. “É importante começar cedo, porque se deixar para lá a cárie aumenta”, alerta.

Sem comentários: