quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

110) Shopping`s X Saúde Oral

CURITIBA (Brasil) - Programa de saúde bucal do Provopar reúne cerca de 350 crianças; cerca de 350 crianças participaram de mais uma etapa do “Paraná Criança Sorriso”, no início deste mês, no Shopping Novo Batel, em Curitiba. O programa de saúde bucal promovido pelo Provopar Ação Social reuniu crianças de 4 a 14 anos, do Centro Sócio-Educacional Esperança, da Escola Maternal Annette Macedo e da Casa da Criança Francisco de Assis, todas de Curitiba, além de alunos da Escola Professora Ceci Sueli da Silva Contador, do Jardim Alvorada, no município de Araucária.
As crianças passavam pelo circuito de palestras sobre a importância da saúde bucal, “o que são e quais são os dentes; para que servem”; quais as principais doenças da boca (cáries e doenças de gengiva); e a técnica correta de escovação dos dentes e o uso do fio dental. Depois, as crianças assistiram à peça teatral “Bocão e os Vampiros do Paraná”, no Teatro Paulo Autran.
Cada escola ganhou um cd contendo todas informações passadas no circuito, além de desenhos, jogos e as músicas da peça teatral. Já os alunos receberam kit com gibi do “Bocão”, pasta, escova e fio dental, e “dente de vampiro”.
O sucesso da iniciativa foi tanto que a direção do shopping pediu a realização de novas etapas do programa, durante o período de férias escolares. “Foi de suma importância retratar de maneira lúdica informações dessa natureza, pois surtiu efeito imediato entre os alunos, não apenas com relação ao uso dos objetos que fazem parte do kit, mas também com o aproveitamento das músicas cantadas no teatro”, destacou Suzana Blanco, diretora do Shopping Novo Batel.
“Paraná Criança Sorriso” – O programa idealizado pelo dentista Julio César de Sá Ferreira foi lançado em caráter experimental pela presidente do Provopar, Lucia Arruda, no ano passado em Campo Largo, na Região Metropolitana da Curitiba. O sucesso da iniciativa foi tanto que novas etapas foram realizadas, com a participação de milhares de crianças. Foram realizadas até agora as etapas de Quatro Barras, Santo Antonio da Platina, Japira, Siqueira Campos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Shopping Novo Batel (Curitiba).
O principal objetivo do programa é a prevenção da saúde bucal para crianças de 6 a 12 anos, através de palestras, escovação de dentes, uso de fio dental, além de palestras e a apresentação da peça teatral.
* * *
Esta notícia serve de exemplo do trabalho que se pode levar a efeito (íncluindo eventuais programas de saúde oral) quando exista uma estreita colaboração entre entidades de apoio social e as grandes superfícies comerciais. Todos ficam a ganhar, sobretudo aqueles que mais precisam.
Gerofil

Sem comentários: