quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

112) Alemães com dentes a preços da China

O dentista é cada vez mais caro e a caixa de previdência alemã comparticipa cada vez menos. Numa sociedade habituada a ter tudo do sistema de saúde, os cortes feitos com as reformas dos dois últimos governo começam a fazer-se sentir. Mas um sorriso bonito deixou de ser tão caro e já nem é preciso atravessar a fronteira da Polónia, como muitos alemães ainda optam por fazer.
A empresa alemã McZahn AG (já chamado McDentista) propõem-se resolver o problema, assegurando tratamentos dentários a baixo custo. O sucesso não tardou e a empresa tem já trinta consultórios espalhados pelo país e pretende agora evoluir para um regime de franchising. O segredo está no local de produção do material usado: a China.
Os valores dependem do tratamento. Uma coroa, por exemplo, que num dentista normal custa 300 euros para o paciente - paga entre 35 a 50% do custo real, dependendo do respectivo subsistema de saúde - custa apenas 69 a 100 euros na McZahn. Tudo porque a consulta se faz na Alemanha, mas a coroa - tal como as pontes, dentaduras e demais próteses - são produzidas a baixo custo em laboratórios chineses. A qualidade é certificada, pois todo o material utilizado pelos técnicos é produzido em solo alemão.
Os resultados estão à vista. A empresa conta já três mil pacientes por dia em visitas e telefonemas, o que obrigou a McZahn a abrir consultórios de norte a sul do país no espaço de três meses apenas - a primeira clínica inaugurou na cidade de Krefeld em Setembro deste ano. E o fenómeno promete não ficar por aqui. O patrão e pioneiro da ideia, Werner Brandenbush, garante mesmo que, até ao final de 2009, irão abrir mais de 450 consultórios em toda a Alemanha, os quais gerarão mais quatro a cinco mil postos de trabalho.
AS CRÍTICAS E OS RIVAIS - Mas o sucesso da McZahn não fica isento de críticas. A Associação de Dentistas Alemães acredita que o novo negócio é mau para a medicina dentária, por considerar que a qualidade do serviço clínico não é a mesma, e acusa os dentistas que optam por trabalhar na McZahn de apenas procurarem lucro rápido. Para poder trabalhar na empresa, um dentista paga 35 mil euros de "inscrição", e tem de dar uma percentagem da receitas mensais à empresa. Mesmo assim, os ganhos parecem compensar.
Brandenbush argumenta que os seus dentistas são responsáveis pelos pacientes e bons profissionais, e diz-se satisfeito com o sucesso dos consultórios e com o número de dentistas que querem trabalhar na McZahn. O empresário alemão, que vem do ramo dos têxteis, já tornou público que quer avançar para um sistema de franchising. Mesmo assim, vai ter de se preparar para competição de uma nova marca: chama-se "Dr.Z"AG, produz tudo na Turquia e pretende investir na Europa de Leste com a abertura de mais consultórios.
Uma sondagem publicada na revista Stern dá conta de que cerca de 72 % dos alemães estão dispostos aderir a este tipo de serviço.

Sem comentários: