terça-feira, 9 de janeiro de 2007

121) Projecto Ambulatório de Saúde da UFP rastreou mais de 12 mil pessoas

O Projecto Ambulatório de Saúde Oral e Pública da Universidade Fernando Pessoa (UFP), que conta com o apoio da ratiopharm, realizou 12 064 rastreios de saúde gratuitos de Setembro de 2005 a Agosto de 2006. Estes rastreios abrangeram as valências de Medicina Dentária, Análises Clínicas (glicemia/ diabetes e colesterol), Enfermagem (controlo da tensão arterial), Motricidade Humana/ Fisioterapia e Terapia da Fala.
Neste período, o Projecto Ambulatório de Saúde Oral e Pública da Universidade Fernando Pessoa (UFP) percorreu as zonas Norte e Centro do País bem como, se deslocou, durante o mês de Agosto, a Angola, concretamente a Luanda, com o principal objectivo de dar Formação e efectuar rastreios às populações nos Hospitais e Centros de Saúde.
De acordo com a UFP, no total, foram rastreadas 6 302 pessoas relativamente a glicemia/ diabetes e colesterol, 210 crianças na valência de Terapia da Fala, 2.261 pessoas relativamente a Higiene Oral, 140 na área de Motricidade Humana e Fisioterapia e 3.151 em Enfermagem (controlo da tensão arterial).
Ao longo do ano lectivo 2005-2006, estiveram envolvidos neste projecto 244 alunos e 13 colaboradores da UFP.
Tal como em anos anteriores, esta iniciativa contou com o apoio da ratiopharm, empresa farmacêutica líder em Portugal no desenvolvimento e comercialização de medicamentos genéricos (em unidades).
Para o ano lectivo corrente, o Projecto Ambulatório de Saúde Oral e Pública da Universidade Fernando Pessoa (UFP) percorrerá os concelhos de Amarante, Baião, Santo Tirso entre outros, efectuando acções de rastreio em escolas básicas e secundárias, centros e lares de 3ª idade nas valências de análises clínicas ao colesterol e glicemia, controlo de tensão arterial, higiene oral, motricidade humana/ fisioterapia e de Terapia da Fala.

Sem comentários: