terça-feira, 2 de setembro de 2008

287) A saúde oral no Canadá

O Canadá é uma federação de dez províncias e três territórios de aproximadamente 32 milhões de habitantes. O acesso e a disponibilidade de serviços de saúde e a regulamentação dos profissionais da área de saúde são de responsabilidade dos governos provinciais e territoriais. É estimado que os gastos governamentais e privados com serviços de saúde foram de 130,3 mil milhões em 2004, 5, 9% mais do o ano anterior. O gasto governamental é responsável por sete de cada dez dólares gastos com saúde.
O objetivo do programa de seguro-saúde financiado pelo poder público é assegurar que todos os residentes canadenses tenham um acesso justo a serviços médicos e hospitalares sem custos diretos ao paciente. Serviços dentais cirúrgicos proporcionados em hospitais também estão cobertos.
Aproximadamente 18.300 dentistas, 14.800 higienistas , 2.200 auxiliares de prótese dental, 2.000 técnicos de prótese dental e 27.000 assistentes de Odontologia estão envolvidos com o fornecimento de serviços odontológicos no Canadá, a maioria no setor privado. Existem 57 dentistas e 46 higienistas para cada 100.000 canadenses. O número de dentistas subiu 6% entre 1988 e 1997, enquanto o número de higienistas subiu 64% no mesmo período. Existem nove especialidades dentais reconhecidas no Canadá e os especialistas compõem 10% da população de dentistas.
Dos 9,28 mil milhões gastos com saúde oral no Canadá em 2004, cerca de 95% foram originados de pagamentos fornecidos por seguros privados ou pagamentos diretos dos pacientes. Aproximadamente 63% dos canadenses têm cobertura de seguros dentais particulares, que são um benefício empregatício não sujeito a cobrança de imposto de renda. Esse tratamento favorável de isenção de imposto também está disponível para planos odontológicos adquiridos por profissionais autônomos sem vínculos empregatícios.
As pessoas que possuem seguro odontológicos privado utilizam o serviço odontológico consideravelmente mais do que aqueles que não o possuem. De acordo com uma pesquisa de 2003, 74% dos canadenses que possuem o seguro e 48% dos que não possuem, visitaram o dentista no ano anterior. De acordo com os números da agência governamental de estatísticas do Canadá, aproximadamente 76% dos canadenses que têm as maiores rendas visitaram o dentista em 2003, enquanto apenas 35% dos canadenses com menores ganhos visitaram o dentista.
Em uma pesquisa de 2006, conduzida pela Associação da Indústria Odontológica do Canadá , 60% dos dentistas canadenses (1.011 pesquisados) realizam atividades odontológicas em áreas urbanas, 22% em subúrbios, enquanto 18% descrevem o local da prática dentária em áreas rurais. A maioria dos pesquisados (79%) são donos de seus próprios negócios, sendo que menos da metade de todos os pesquisados (47%) indicaram que atuam sem a companhia de outros profissionais.
Apenas metade das clínicas odontológicas pesquisados apresentam quatro ou mais consultórios. Um quarto dos pesquisados não emprega higienistas dentais e outro quarto emprega um higienista, enquanto quase metade emprega dois higienistas ou mais. A porcentagem de consultórios que empregam dois higienistas ou mais aumentou 14% desde 1997.
Consultórios dentais canadenses estão se tornando cada vez mais high-tech. Desde 2001, a porcentagem de consultórios com terminais computadorizados na área de atendimento (ao contrário de apenas na recepção) aumentou de 20% para 36% em 2006. Metade dos dentistas sem computadores nas áreas de atendimento, atualmente, afirmam que irão adquirir tais aparelhos dentro de dois anos. Atualmente, 57% dos dentistas possuem conexão à Internet tanto em casa como no escritório. Esse número mais do que dobrou de 24% em 2000.
A radiografia digital também tem sido adotada por um crescente número de profissionais. Atualmente 21% possuem tal sistema, frente a 3% em 2000. Aproximadamente 8% dos profissionais contam com instrumentos computa­dorizados no auxílio do atendimento; porcentagem parecida possui lasers para o tratamento de tecidos mole e duro). Em 2000 menos de 2% dos profissionais utilizaram tais equipamentos. Restaurações de resina e serviços de higiene dental representam as duas maiores fontes de receita para a maioria dos profissionais.
O Ministério Federal de Saúde paga serviços dentais para pacientes de comunidades organizadas de aborígines por meio de taxas de serviço em consultórios dentários particulares. O governo federal também organiza programas odontológicos para refugiados e seus dependentes, prisioneiros em penitenciárias, membros da Real Polícia Montada do Canadá, Forças Armadas do Canadá e antigos membros das Forças Armadas.
Os programas públicos de serviços odontológicos oferecidos na maioria das províncias e territórios são parecidos em termos de grupos populacionais elegíveis de alto risco e os tipos de serviços cobertos. Muitos desses programas não pagam seguros completos. A água potável na maioria das áreas urbanas, com a exceção de Montreal e Vancouver, possui flúor.
Como a saúde é administrada pelas províncias e as pesquisas epidemiológicas dentais são conduzidas diferentemente nas várias jurisdições, existem muitas lacunas em nosso conhecimento sobre a situação da saúde bucal dos canadenses. Pesquisa nacional com esse enfoque, a primeira em 30 anos, está atualmente no estágio de planejamento. A coleta de dados se iniciará no início de 2007.
A recém-criada Secretaria de Coordenação de Saúde Bucal tem a missão de coletar dados epidemiológicos da situação da saúde oral dos canadenses e promover a saúde oral. A partir das informações atualmente disponíveis, é seguro dizer que a situação da saúde oral da maioria dos canadenses e a qualidade dos serviços dentais disponíveis no Canadá estão entre os melhores do mundo.
A profissão de dentista é auto-regulada no Canadá; as autoridades reguladoras provinciais são responsáveis pelo processo de concessão de licença de dentistas e pelo controle que garanta uma alta qualidade dos serviços prestados aos canadenses. As autoridades reguladoras criaram uma organização, a Canadian Dental Regulatory Authorities Federation (CDRAF), uma instituição sem poderes reguladores cujo objetivo é antecipar e solucionar desafios de regulamentação nos níveis global, nacional e interprovinciais.
Os dentistas recebem treinamento em 10 escolas dentais (oito de língua inglesa e duas de língua francesa) no Canadá, com uma estimativa de 520 graduados por ano. Enquanto apenas 25% dos dentistas canadenses são mulheres, aproximadamente 50% dos estudantes de saúde bucal são do sexo feminino. Os programas de educação oferecidos por essas escolas recebem credenciamento da Comissão de Credenciamento Dental do Canadá (CDAC).
Em razão de um acordo de credenciamento entre o CDAC e a Comissão de Credenciamento Dental da Associação Dental Americana , os graduados de escolas odontológicas dos EUA e do Canadá são elegíveis para a realização do Exame de Certificação fornecido pelo Canada's National Dental Examining Board (NDEB). De todos os profissionais é exigida a obtenção de um certificado NDEB para prática odontológica no Canadá.
Para graduados em programas não-credenciados (atualmente, apenas a América do Norte é credenciada), existe um caminho especial para se submeter ao exame NDEB. Esses graduados devem completar um programa de qualificação de duração de dois anos oferecido pela escola odontológica canadense. O primeiro passo nesse sentido é o Exame de Qualificação administrado pela Associação das Faculdades Canadenses de Odontologia (ACFD).
Esses exames do Royal College of Dentists of Canada são utilizados por muitas autoridades odontológicas das províncias como parte das exigências para a concessão de licença de especialista e são conhecidas como o Exame Nacional de Especialidade Dental (NDSE). Aqueles que buscam a licença de especialista devem buscar informação da autoridade odontológica na província que pretender realizar a prática.
Em quatro províncias, o órgão regulatório funciona também como uma associação que cuida dos interesses dos dentistas, enquanto em outras províncias, os papéis de associação e órgão regulatório são realizados por instituições separadas. A Associação Odontológica Canadense (CDA) é a associação nacional que atua como porta-voz de todos os profissionais canadenses de odontologia. Ela mantém ligação com as associações provinciais, as escolas odontológicas, outras organizações de saúde, a indústria de seguro odontológico, assim como com o governo federal para o avanço da saúde oral dos canadenses.
A CDA é membro regular da Federação Dentária Internacional (FDI) e participa ativamente das discussões desta entidade global. Em 2007, pela primeira vez, um canadense, dr. Burton Conrod, será o presidente da FDI. O diretor executivo da CDA, George Weber, é o presidente do Comitê de Desenvolvimento Dental Mundial e Promoção de Saúde da FDI, que administra o Comitê de Desenvolvimento Dental Mundial e coordena projetos em países em desenvolvimento. O coordenador de Saúde Bucal do Canadá, dr. Peter Cooney, é o presidente da Seção de Saúde Pública da FDI.
John P. O'Keefe, Cirurgião dentista, E-mail: mailto:jokeefe@cda-adc.ca

Sem comentários: