sábado, 13 de setembro de 2008

291) APOSTE NA CRIAÇÃO DE HÁBITOS CORRECTOS DE HIGIENE ORAL PARA GARANTIR UM EFEITO VITALÍCIO E DURADOURO (Conclusão)

Técnicas correctas de combate à placa bacteriana - A escovagem dos dentes inicia-se após a erupção do primeiro dente, devendo ser realizada a seguir às principais refeições, sendo imprescindível escová-los antes de dormir. A escova de dentes é um objecto pessoal que não deve ser partilhado com outras pessoas; é constituída por pêlos de nylon e tem uma duração média de 3 meses.
A escovagem dos dentes deve permitir remover o máximo de placa bacteriana sem causar traumatismo gengival ou dentário; a duração da escovagem não deve ser inferior a dois minutos. Coloca-se a escova com uma inclinação de 45º para que os pêlos penetrem entre o dente e a gengiva; escova-se um maxilar de cada vez (superfície externa e interna), iniciando a escovagem nos molares (atrás), avançando até aos molares opostos. Fazem-se 10 movimentos pequenos de vai e vem em cada área abrangida pela escova; em seguida, as superfícies mastigadoras de ambos os maxilares e no fim deve-se escovar a língua no sentido horizontal, de trás para diante. Bochechar vigorosamente e cuspir; lavar a escova e colocá-la no copo com os pêlos virados para cima. Escova os dentes com uma pasta com flúor
Escovagem intermédia - É a remoção da placa bacteriana dos espaços entre os dentes, aonde a escova não consegue chegar e pode ser feita com o fio/fita dentária ou com o escovilhão interdentário.
Uso do fio/fita dentária - Enrole cerca de 45 centímetros de fita em cada um dos dedos médios. Segure a fita entre os dedos polegar e indicador, deixando um espaço de cerca de 5cm entre ambos. Use os polegares para orientar a fita nos dentes superiores e os indicadores para os dentes inferiores.
Faça deslizar a fita na vertical, contra a superfície do dente e sob a linha da gengiva, com movimentos suaves para trás e para a frente e nunca de uma só vez, sempre com secções limpas de fita para cada dente.
Para a maioria dos jovens com doenças reumáticas a utilização do fio/fita dentária pode ser de difícil execução e em vários casos ser mesmo impossível de usar pelo método acima explicado. Estão disponíveis no mercado vários adaptadores de fio/fita dentária que facilitam o seu uso. Sempre que possível (quando houver espaço suficiente entre dentes) deve-se recorrer ao uso do escovilhão interdentário pois é muito mais fácil de utilizar, bastando empurrá-lo para trás e para a frente.
O papel do flúor na prevenção - O Flúor é uma substância que protege os dentes contra a cárie dentária. Pode ser encontrado em gotas ou comprimidos, sob a forma de elixir para a execução de bochechos em casa, nas pastas dentífricas e ainda sob a forma de gel. Consoante a criança, o médico deverá aconselhar qual destas formas, combinadas ou não será a mais adequada.
Os mecanismos de acção do flúor residem no aumento da resistência do esmalte dentário, remineraliza o esmalte dentário (“restaura” as lesões iniciais de cárie) e tem efeitos anti-bacterianos (reduz o metabolismo dos açucares pelas bactérias, levando a uma menor produção de ácidos e menor desenvolvimento da placa bacteriana).
Reduza a ingestão de açúcares - Sempre que consumir alimentos açucarados a escovagem dos dentes deve ser imediata; a frequência de ingestão de açúcares é mais grave do que a quantidade consumida. Nunca consuma doces no intervalo das refeições, nem antes de dormir.
Selantes de fissura - São resinas (uma espécie de verniz) que tapam os sulcos e fissuras existentes nas faces mastigadoras dos dentes posteriores, formando uma barreira à entrada da placa bacteriana. Quando os dentes são escovados, os pêlos da escova não chegam ao fundo das fissuras ficando aí retida a placa bacteriana. É por isso o local aonde a cárie dentária aparece com mais frequência (dentes molares).
Os Selantes de Fissura devem ser aplicados pouco tempo depois da erupção dos dentes, desde que estes estejam sãos ou tenham pequenas cáries (que só envolvem o esmalte dentário).
Não se esqueça que deve visitar regularmente o dentista ou higienista oral, para verificar se houve alguma alteração na saúde dos seus dentes; a detecção de um problema ainda no seu início torna o seu tratamento menos traumatizante e menos dispendioso.
Tenha em atenção que muitas vezes, mesmo sabendo todas as técnicas correctas para uma boa higiene oral, durante as crises derivadas das doenças reumáticas é impossível haver um controlo efectivo da placa bacteriana, sendo muito importante o controlo profissional de pelo menos duas vezes por ano.
Joana Figueiredo Freire (Higienista Oral)

Sem comentários: