domingo, 7 de setembro de 2008

288) APOSTE NA CRIAÇÃO DE HÁBITOS CORRECTOS DE HIGIENE ORAL PARA GARANTIR UM EFEITO VITALÍCIO E DURADOURO (1ª parte)

A saúde oral está intimamente ligada com o bem-estar geral de cada um de nós, sendo um factor que contribui para manter ou restabelecer as condições físicas, emocionais e sociais necessárias ao aumento das nossas capacidades individuais, melhorando a nossa qualidade de vida. Infelizmente podemos dizer que quase 100% da nossa população em geral sofre das principais doenças orais, a Cárie dentária e a Doença periodontal (doença das gengivas). É assim urgente que a educação e promoção da saúde oral se torne uma realidade no nosso país.
Uma criança com doença reumática tem frequentemente dificuldades acrescidas na prática da sua higiene oral diária:
1. Dificuldades motoras nos membros superiores podem complicar o acesso à cavidade oral (não consegue chegar com a escova de dentes à boca);
2. Distúrbios na Articulação Temporo-Mandibular que podem limitar a abertura da boca (não consegue alcançar bem os dentes de trás);
3. Deformações na mandíbula podem originar uma má oclusão dentária (maior retenção de alimentos);
4. Por vezes (embora raramente na criança a própria doença reumática pode originar secura na boca “Xerostomia” (aumenta a probabilidade de cárie dentária e maior propensão à inflamação gengival).
Todos estes factores dificultam as técnicas de higiene oral e contribuem para aumentar a prevalência das doenças na cavidade oral.
Para combater esta tendência a prevenção é a abordagem básica - Apostando na iniciativa individual, com a aprendizagem de técnicas especializadas e adequadas às necessidades de cada um, é sem dúvida nenhuma o melhor meio de alcançar um bom nível de saúde oral.
Vamos agora conhecer um pouco sobre os nossos dentes, suas principais doenças e origem, as suas consequências e por fim a melhor maneira de mantermos sãos os nossos dentes, ao longo de toda a nossa vida.
Qual a origem das principais doenças orais?
O inimigo nº1 dos nossos dentes é a placa bacteriana. A placa bacteriana é uma massa esbranquiçada, que se forma diariamente, colonizada por bactérias, fortemente aderente à superfície dos dentes e gengivas. A placa acumula-se em maior quantidade no sulco gengival (espaço entre o dente e a gengiva) e nos espaços inter-dentários.
São as bactérias da placa bacteriana que provocam a cárie dentária e doenças periodentais (doenças da gengiva), mas felizmente a placa bacteriana pode e deve ser removida diariamente, utilizando as técnicas correctas de higiene oral que mais adiante serão explicadas.
O que é a cárie dentária?
É uma doença infecciosa que se manifesta após a erupção do dente e que origina o amolecimento progressivo das estruturas dentárias levando à formação de cavidade. Para que se inicie uma cárie, as bactérias da placa bacteriana produzem ácidos que vão destruir o esmalte dentário. Estes ácidos são o resultado da fermentação dos alimentos ricos em açucares, também chamados hidratos de carbono (por exemplo os doces).
O que são doenças periodontais (doenças das gengivas) ? A gengivite e a periodontite são doenças que afectam os tecidos que envolvem e suportam os dentes e podem mesmo chegar a envolver todo o periodonto (o que rodeia o dente, a gengiva, o osso e outros tecidos que são responsáveis por manter os dentes firmes nos maxilares). Mais uma vez são as bactérias da placa bacteriana que dão início à infecção.
A gengivite surge quando deixamos acumular a placa bacteriana no sulco gengival (espaço entre o dente e a gengiva). A gengiva fica inflamada, vermelha e sangra com facilidade. Para voltar ao seu estado normal, basta remover a placa bacteriana do sulco gengival (escovar os dentes com a técnica correcta).
Se a gengivite não for tratada, pode evoluir para uma periodontite, ou seja o ligamento e o osso de suporte do dente vão se perdendo e os dentes ficam com mobilidade. Nestes casos há também uma predisposição do indivíduo para esta doença.
Há ainda a salientar a existência do tártaro (pedra nos dentes), que não é removida, mineraliza, torna-se dura e contribui fortemente para as infecções das gengivas.
(Continua)
Joana Figueiredo Freire (Higienista)

Sem comentários: