sexta-feira, 23 de novembro de 2007

207) Dúvidas ...

Pergunta: Boa tarde; por acaso sabe-me dizer se à data de hoje saiu alguma circular do ministério que proíbe o uso de escovas dentárias nos jardins de infância por risco acrescido de contaminação (troca de escovas) ?
Resposta: Olá; não tenho conhecimento do facto. Sugiro que consulte o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, teclando aqui.

4 comentários:

Anónimo disse...

Não sei se existe circular... mas confirmo que o "mito" urbano da proibiçao também existe deste lado. As justificaçoes incidem na provavel trasmissao do VHB (entre outros)pela troca das escovas.

Se existe circular, nao o posso afirmar taxativamente.. no entanto tenho conhecimento de escolas que puseram esta politica em pratica...

Anónimo disse...

Infelizmente o programa de saúde oral não tem qualquer validade se pensarmos que os jardins de infância estão sobre tutela do ministério da educação e não da saúde, não existindo qualquer protocolo entre ambos (uma lacuna que existe há muitos anos). São meras orientações que os estabelecimentos escolares podem ou não escolher seguir.
No entanto, não existe qualquer circular por parte da educação que o proiba, como muitos alegam. O que eu fiz foi pedir um parecer à DREN, acabando assim com os mal entendidos.

Anónimo disse...

não existe circular nenhuma.

Anónimo disse...

O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) incluído no Plano Nacional de Saúde 2004-2010 (Circular Normativa nº 1/DSE de 18/1/05) e aprovado por despacho (nº 153/2005 - 2ª série) de Sua Excelência o Senhor Ministro da Saúde, publicado no Diário da republica nº3, de 5 de Janeiro de 2005, desenha uma estratégia global de intervenção assente na promoção da saúde, prevenção e tratamento das doenças orais, desenvolve-se ao longo do ciclo de vida e nos ambientes onde as crianças e jovens vivem e estudam.