segunda-feira, 5 de novembro de 2007

200) Sistema Nacional de Saúde entre os piores da Europa

Portugal cotou-se no 19.º lugar numa análise ao sistema de saúde mais amigo do consumidor entre 29 países europeus, segundo os resultados divulgados pelo Índice Europeu do Consumidor de Serviços de Saúde. Portugal obtém maus resultados nos tempos de espera em vários serviços públicos, na mortalidade por ataque cardíaco, nas operações às cataratas e nos cuidados dentários no sistema público.
O relatório sublinha que o sistema de saúde português «não é tão avançado como o de Espanha», mas valoriza os resultados positivos quanto à mortalidade infantil.
Todos os anos, A Health Consumer Powerhouse classifica os sistemas nacionais de saúde com base em cinco áreas: direitos e informação dos pacientes, tempos de espera, resultados dos cuidados de saúde, 'generosidade' do sistema e acesso a medicação. Os resultados do relatório desta organização vão de encontro às opiniões expressas ao Destak por Santos Cardoso, do Movimento de Utentes dos Serviços de Saúde: «as listas de espera estão entre os principais problemas, constituindo uma verdadeira vergonha».
O Ministério da Saúde fez saber que concorda com o diagnóstico do estudo e que está a tratar das soluções.
Ranking dos sistemas de saúde europeus: 1.º Áustria (806 pontos) 2.º Holanda (794) 3.º França (786) 4.º Suíça (770) 5.º Alemanha (767) ... 19.º PORTUGAL (570)... 25.º Roménia (508) 26.º Lituânia (496) 27.º Polónia (447) 28.º Bulgária (445) 29.º Letónia (435).
Comentários:
-O que é de lamentar em Portugal (eu estou em França) é o preço que custa uma consulta num médico; a minha mulher nas férias aleijou-se num pé escorregou e partiu uma unha, fomos a um centro de enfermagem custou nos 60 euros entre o curativo e uma passagem obrigatória pelo medico pois recusaram a fazer o curativo sem ver o médico. Em França teve uma queimadura grave numa mão foi a um mesmo centro de enfermagem a consulta no médico e o curativo custou 30 Euros, sem falar do facto que mesmo estes 30 euros serão reembolsados pela segurança social.
O que eu acho vergonhoso é que em Portugal não é que não reembolsem, porque no hospital seria mais barato, o problema é que um médico em Portugal leva mais de o dobro por uma consulta que em França. Mesmo sendo caros conheço alguns que são mal educados e vigaristas, pois fazem tudo por tudo para tirarem as pessoas do sistema de saude do estado e fazem as pessoas fazer analises e exames no privado, pois esquecem de dizer que certas pessoas que estas são prioritárias em certos casos e não tem de esperar, mas claro se não enviarem para os seus amigos não recebem comissões.
-Todos nós sabemos que na Saúde há muitos profissionais excelentes. Mas infelizmente também sabemos que alguns que precisam de serem "abanados" e, em último caso convidá-los a mudar de emprego. A cotação atribuída ao nosso país envergonha-nos. Mas há que perante esta triste realidade se encabrite corporativamente e grite que temos o melhor sistema de saúde do mundo. Claro que com tal cegueira o sistema nunca mais melhoraria.
O que nos vale é que na Saúde também há muitos profissionais que não aceitam baixar os braços e tudo fazem para prestar à colectividade cuidados de saúde de excelência. A esses é devido o nosso reconhecimento público!

Sem comentários: