terça-feira, 6 de novembro de 2007

202) Para grávidas e idosos: Governo vai dar «cheques-dentista»

O ministro da Saúde anunciou hoje que vão ser distribuídos «cheques-dentista» no programa de saúde oral para grávidas e idosos.Mas não revelou o seu valor por não estar ainda negociado com a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD). No total, e de acordo com os cálculos do ministro Correia de Campos para o próximo ano, o executivo prevê aumentar as verbas do programa de saúde oral de seis milhões para 21 milhões de euros, podendo os «cheques-dentista» ser utilizados em clínicas privadas.
O anúncio da ampliação dos cuidados do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que integrará pela primeira vez um programa nacional de saúde oral, foi anunciado pelo primeiro-ministro, José Sócrates, na abertura do debate do Orçamento de Estado de 2008, no Parlamento, e mais tarde explicada em conferência de imprensa por Correia de Campos. O anúncio da ampliação dos cuidados do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que integrará pela primeira vez um programa nacional de saúde oral, foi anunciado pelo primeiro-ministro, José Sócrates, na abertura do debate do Orçamento de Estado de 2008, no Parlamento, e mais tarde explicada em conferência de imprensa por Correia de Campos.
Questionado pelos jornalistas, o governante disse ser-lhe impossível avançar com os valores do «cheque-dentista» por não estarem ainda concluídas «as conversações» com a OMD. O ministro da Saúde explicou que as cerca de 65 mil grávidas, com gravidez acompanhada em Centros de Saúde, receberão, no total, três «cheques-dentista».
Os idosos com o Complemento Solidário podem receber dois «cheques-dentista» para poderem ser usados em tratamentos e próteses. Além disso, o ministro sublinhou que o Governo vai investir 42 milhões de euros em programas de cuidados de saúde, destinado a três grupos de risco-crianças, grávidas e idosos-e que só é possível por o Governo «ter conseguido pôr as contas públicas em ordem».
«Pela primeira vez desde sempre, o Serviço Nacional de Saúde passará a integrar um Programa Nacional de Saúde Oral. Em três vertentes: será alargada ao conjunto das crianças de 6 a 12 anos a intervenção de prevenção da cárie dentária, realizada nas escolas; será assegurada a cobertura de 65 mil grávidas; serão aumentados os apoios aos idosos beneficiários do Complemento Solidário na aplicação de próteses», anunciou o primeiro-ministro, José Sócrates, no discurso de abertura do primeiro dia de debate do OE2008 na Assembleia da República.
* * *
Finalmente aparece uma feliz notícia. Ficamos à espera que o Governo passe das promessas aos actos concretos.
Gerofil

Sem comentários: