domingo, 15 de abril de 2007

156) 19 mil alunos da rede municipal recebem kit com pasta e escova

Bauru (BRASIL) - Cerca de 19 mil alunos da rede municipal de ensino de Bauru, do berçário à educação fundamental, estão recebendo kit de educação bucal contendo porta-escova, escova e pasta dentária. A prefeitura investiu R$ 50 mil na aquisição de 23 mil kits e ainda bonecos de fantoche, macromodelos, livros e slides educativos que estão sendo utilizados nas atividades do Programa Sorria Bauru.
O programa foi reestruturado e, nesta nova fase, os cirurgiões dentistas e auxiliares-odontológicos estão fazendo visitas às escolas municipais. Eles realizam palestras para alunos e professores enfatizando a importância dos cuidados com a saúde bucal e ensinando a escovação correta.
Ontem, os secretários municipais da Saúde, Mário Ramos, e da Educação, Ana Maria Daibem, participaram de uma visita da equipe do Programa Sorria Bauru à Emeii Maria Helena Amantini, no Núcleo Ouro Verde. A Secretaria Municipal da Saúde conta com três programas educativos. Paralelamente a eles, e além dos consultórios dentários nas escolas, a prefeitura oferece também atendimento gratuito à população. Além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), inaugurado na Universidade do Sagrado Coração (USC) no mês passado, Bauru possui consultórios odontológicos nas unidades de saúde e o Odontomóvel. Em 2006 foram realizados 81.177 atendimentos em odontologia na rede municipal de saúde.
* * *
Pelo contrário, nós por cá tudo bem !!! Enquanto permanecer esta anestesia geral da sociedade, persiste uma inércia e continua falta de eficiência das autoridades competentes no que toca a uma política de saúde oral para toda a população; é esta, no fundo, sempre a esquecida e votada ao destino que tiver.
Infelizmente, tanto governos, parlamento como associações de profissionais ligados ao sector da saúde oral têm completa e total responsabilidade pelo que se tem passado nos últimos vinte anos em Portugal – infestam a opinião publica sobre os factos mas jamais se interessam em resolver os reais problemas da saúde oral no nosso país.
Não se compreende gastar algumas migalhas aqui e acolá, mostrando generosidade por meia dúzia de pessoas desafortunados da vida, quando depois existem milhares de milhões para investir e custear em tratamentos completamente evitáveis, em benefício e proveitos de sabe-se lá de quem quer que seja..
É assim que vai a política de saúde oral em Portugal.
Gerofil

Sem comentários: