terça-feira, 13 de julho de 2010

466. Saúde Oral infantil em Portugal: Situação completamente caótica e a precisar de urgente intervenção

No passado dia 30 de Junho de 2010, foram apresentados na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), os resultados do Projecto ParanhoSorridente. O Projecto, teve início em Outubro de 2008, partiu de um protocolo entre a Junta de Freguesia de Paranhos e a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) no sentido de melhorar a saúde oral das crianças e adolescentes que frequentam os jardins-de-infância e as escolas da freguesia de Paranhos.
O Projecto foi patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos (CGD). Desde o início dos trabalhos até ao mês de Abril de 2010, o programa de saúde oral comunitária "ParanhoSorridente" passou em revista mais de 3000 bocas de crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico da freguesia de Paranhos.
A sessão foi aberta com um breve discurso de apresentação pelo Presidente do Conselho Directivo da FMDUP, Prof. Doutor Afonso Pinhão Ferreira, recentemente eleito Director da Instituição para o quadriénio 2010-2014. Em representação da Junta de Freguesia de Paranhos, Dr. Alberto Machado e a Dr.ª Fátima Lopes, Responsável pelo Pelouro da Educação. E em representação da Ordem dos Médicos Dentistas, o Prof. Doutor Ricardo Faria Almeida.
De seguida, a Responsável pelo Projecto ParanhoSorridente, a Prof.ª Doutora Isabel Roçadas Pires, apresentou os resultados aferidos. Em suma, concluiu-se que quase 70% das crianças de Paranhos, Porto, têm cáries na dentição definitiva, sendo que 39,6% precisa de tratamento urgente.
Nos últimos dois anos, foram efectuados rastreios 1 160 crianças, entre os 3 e os 13 anos na Clínica da FMDUP, além de terem sido realizadas quase duas dezenas de acções de promoção de saúde oral nas nove escolas integradas no projecto. Para além disso, concluiu-se que, em termos da totalidade aferida, 69,1% das crianças têm cáries na dentição definitiva, revelando ainda que quase 50% mostram sinais de inflamação nas gengivas.
Para finalizar, a Responsável pelo Projecto ParanhoSorridente, Prof.ª Doutora Isabel Roçadas Pires, ressalvou que a parceria com a Junta de Freguesia de Paranhos deverá constituir um exemplo a seguir e constituir objecto de participação por parte das instituições política e educativas.
Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto

Sem comentários: