sexta-feira, 28 de maio de 2010

454. Cáries mais prováveis em crianças que não tomam pequeno-almoço

Um estudo das Clínicas Vital Dent revela que as crianças, entre os dois e cinco anos, que não tomam o pequeno-almoço de maneira correcta apresentam um risco até quatro vezes maior de apresentar cáries em comparação com os que tomam o pequeno-almoço equilibrado. O estudo revela ainda que metade das crianças que tem uma refeição matinal adequada, não lava os dentes depois de comer alimentos ricos em açúcar.
Um vasto número de crianças vai à escola sem tomar o pequeno-almoço, sem que os pais percebam o grave problema que tal pode acarretar, não só no rendimento escolar, mas também na saúde oral. Por um lado, muitas das crianças que saltam a primeira refeição do dia têm tendência a comer entre horas, alimentos açucarados, aumentando o risco de vir a desenvolver cáries.
Por outro lado, é normal que os pais, devido à falta de tempo e impaciência dos filhos, recorram a soluções mais fáceis e atractivas como produtos de fácil consumo, mas ricos em açúcar. Há falta de tempo, ainda se acrescenta o facto das crianças não lavarem os dentes depois de comer estes alimentos.
Segundo o último estudo realizado pelas Clínicas Vital Dent sobre a saúde oral infantil, só uma em cada cinco crianças (57%) afirma lavar os dentes depois de comer alimentos ricos em açúcar, enquanto que 30% afirma fazê-lo só de vez em quando e 13% nunca.
Não podemos esquecer que o açúcar é o maior inimigo dos nossos dentes já que a placa bacteriana transforma-o num ácido que destrói o esmalte dos dentes. Quando esta capa vai desaparecendo progressivamente pela sua descalcificação, deixa de protegê-los e permite que as bactérias presentes na boca os ataquem provocando cáries e, consequentemente, dor.
A educação das crianças como a melhor prevenção - A educação com base em hábitos saudáveis e vigiar o que comem as crianças ajuda a protegê-las contra as cáries. Se desde cedo tomarem o pequeno-almoço correctamente, o organismo irá habituar-se a tal e exigirá um bom pequeno-almoço todos os dias, prevenindo o consumo extremo de açúcar.
“É importante criar hábitos nos mais pequenos para uma dieta saudável. Recomendamos que para os lanches, as crianças que consumam sumos naturais ou frutas e poucos doces”, aconselha João Azevedo, médico dentista das Clínicas Vital Dent. “Para além disso, para prevenir as cáries é necessário que os pais ensinem às crianças a lavar os dentes após as refeições. O uso de uma escova suave, fio dentário e uma pasta dentífrica rica em cálcio e flúor não deve faltar na limpeza diária dos mais pequenos”, acrescenta ainda.
As Clínicas Vital Dent, como especialistas na saúde oral, recomendam que as crianças tomem um pequeno-almoço completo e equilibrado, composto por alimentos lácteos, hidratos de carbono e fibras, proteínas e frutas.

Sem comentários: