domingo, 23 de maio de 2010

452. Dentistas associam-se a pediatras na saúde oral

Em 2008, os jovens de 15 anos apresentavam, em média, três dentes cariados, perdidos ou obturados. Uma média alta, que resulta muito da falta de prevenção em criança. Alertar os pediatras para a saúde oral é o objectivo da Sociedade de Odontopediatria.
O primeiro congresso ibérico desta subespecialidade de Medicina Dentária pretendeu dar umas luzes a pediatras, médicos-dentistas e higienistas orais sobre a melhor forma de lidar com os mais pequenos. "A saúde oral das crianças portuguesas tem vindo a melhorar, mas ainda há dados que ficam aquém das metas fixadas pela Organização Mundial da Saúde e dos níveis conseguidos nos países nórdicos, por exemplo", explicou ao JN Luís Pedro Ferreira, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Odontopediatria.
O encontro visou justamente alertar para isso. Criada há um ano, a sociedade associou-se à já antiga congénere espanhola para levar ao Porto vários especialistas internacionais em Odontopediatria. "Ainda persiste a ideia de que não é preciso tratar os dentes de leite. É um erro tremendo. Se a oclusão não estiver equilibrada, por exemplo, vai condicionar o crescimento ósseo do maxilar, vai gerar problemas de mastigação numa altura em que as crianças têm de assimilar o máximo de nutrientes e pode ainda originar problemas de dicção", explicou o médico dentista, que se subespecializou em Barcelona.
É que os dentes de leite surgem entre os seis meses e os três anos de idade e só começam a ser substituídos a partir dos seis, permanecendo com a dentição definitiva durante outros seis anos. "Qualquer infecção pode facilmente afectar o dente definitivo". A situação portuguesa melhorou com a implementação do Programa Nacional de Saúde Oral e, admite Luís Pedro Ferreira, ganhou novo impulso com o alargamento dos cheques-dentista às crianças.

1 comentário:

clinicadomarques disse...

Os cheques dentistas são muito importantes mas não chegam. É preciso sensibilizar pais para que comecem desde cedo fazendo a prevenção da saúde oral dos seus filhos levando-os ao seu dentista a consultas periódicas desde logo os primeiros dentes nasçam.