sábado, 24 de outubro de 2009

399. Mensagem dedica os mais novos sobre a importância da saúde oral

A boa saúde oral e dos nossos dentes constitui uma das principais condições essenciais para termos uma boa saúde ao longo de toda a nossa vida. Infelizmente muitas patologias oportunistas vão surgindo sem nós darmos conta e que depois mais tarde vão trazer gravíssimos problemas de saúde.
Ter todos os dentes sãos e uma boca sempre limpa é fundamental para que não surjam depois outras doenças. Portanto, é muito importante que observes frequentemente o estado de todos os teus dentes; caso detectes alguma mancha ou qualquer outro problema com algum dente, informa de imediato os teus pais e o teu médico de família.
Qualquer problema que tenhas com algum dente deve ser imediatamente tratado, pois os dentes são parte do nosso corpo e também precisam de ser cuidados porque vão viver connosco durante toda a nossa vida.
Já alguma vez sentiste alguma dor? Pois bem, se um dia perderes algum dente, podes começar a ter uma dor que será permanente e que irá durar para o resto da tua vida. Não será uma dor física como as normais, mas sim uma dor psicológica, de muito difícil cura ou mesmo sem nenhum tratamento; perder um dente para o resto da vida pode trazer consequências desastrosas para nós e que nunca mais serão reparáveis.
Quem já perdeu um dente está constantemente a perguntar a si próprio qual o motivo porque teve de perder o dente; além disso, a falta de um dente na nossa boca pode trazer logo outros gravíssimos problemas de saúde, muitos deles não visíveis como por exemplo passar a sofrer de zumbidos permanentes dia e noite nos ouvidos, como se o silêncio deixasse de existir para sempre.
Em Portugal ainda não se dá a importância necessária aos cuidados de saúde oral. O Ministério da Saúde quase não tem nenhum interesse no assunto porque inventa a falsa desculpa que é muito caro colocar dentistas nos centros de saúde para tratar as pessoas. O Ministério da Educação é desleixado e não faz rastreios nas escolas a todas as crianças e jovens para detectar quem precise de tratamentos dos dentes. Os dentistas necessitam que alguém pague as despesas que têm de efectuar com os tratamentos que precisam fazer a todas as pessoas. E não é justo veres os teus amigos com direito a todos os tratamentos que precisem e tu seres impedido de teres os mesmos tratamentos.
Assim, como em muitas outras coisas do nosso dia a dia, temos de nós próprios a lutar por aquilo que precisamos. Tens de ser tu próprio a ter coragem e exigir junto de todos (pais, escola, médico de família) que tratem qualquer problema que encontres nos teus dentes; só tu é que tens o problema e apenas tu é que sofres com o problema. Por isso não sejas nunca cúmplice de qualquer problema com os teus dentes e procura ajuda para que te possam tratar – não vai ser fácil, mas nunca desistas e não deixes de lutar por aquilo que é um direito teu: acesso aos tratamentos de saúde oral. Quando fores adulto serás recompensado por uma melhor saúde e poderás ser muito mais feliz.
E nunca deixes de lavar diariamente os teus dentes e usar também diariamente o fio dental; serás recompensado por uma melhor saúde e viverás muitos mais anos.
=============================================
EXTRACTO DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS
DIREITOS DA CRIANÇA
=============================================
Art.º 3º - 2. Os Estados Partes comprometem-se a garantir à criança a protecção e os cuidados necessários ao seu bem-estar.
Art.º 24º - 1. Os Estados Partes reconhecem à criança o direito a gozar do melhor estado de saúde possível e a beneficiar de serviços médicos e de reeducação; 2. b) Assegurar a assistência médica e os cuidados de saúde necessários a todas as crianças, enfatizando o desenvolvimento dos cuidados de saúde primários; Os Estados Partes velam pela garantia de que nenhuma criança seja privada do direito de acesso a tais serviços de saúde.
(Assinada por Portugal a 26 de Janeiro de 1990 e aprovada para ratificação pela Resolução da Assembleia da República n.º 20/90, de 12 de Setembro.)
* * *
Repassem esta mensagem aos mais novos; já que é tão lamentável o desprezo manifestado pelas instituições oficiais, nomeadamente os Ministérios da Educação e da Saúde, em assumir globalmente as suas responsabilidades pela saúde oral das crianças e jovens do país, vamos informá-los dessa situação, para que eles próprios ganhem consciência das enormes atrocidades cometidas actualmente em Portugal na igualdade de acesso a cuidados de saúde, incluindo o acesso aos cuidados e tratamentos de saúde oral na infância e adolescência.

Sem comentários: