quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

218) Barcelos: Centro de Saúde aguarda luz verde do Governo para avançar com consultas de saúde oral

Os barcelenses vão ter que continuar a aguardar para terem consultas de saúde oral nos centros de saúde locais. A ideia avançada pelo Director do Centro de Saúde de Barcelos, em Setembro do ano passado, ainda não saiu do papel. Manuel Vilas Boas acredita, no entanto, que 2008 será um ano de avanços nessa área.
O director do Centro de Saúde de Barcelos garantiu à Voz do Minho que já deu conhecimento da intenção de colocar à disposição da população estas consultas de medicina dentária, mas admitiu que falta agora o “sinal verde” por parte do Ministério da Saúde. “A nível da sub-região de Saúde de Braga já foi falado e ventilado a vinda para cá das consultas de saúde oral e isso não está fora de hipótese. 2008 será o ano chave para isso porque o Ministério da Saúde aposta este ano em duas áreas: o combate à obesidade e a saúde oral, portanto, acredito que 2008 será um ano de avanços nessa área”, vincou o responsável.
Manuel Vilas Boas acredita que a criação de uma consulta de saúde oral e medicina dentária seria benéfica para a população e para o próprio Ministério da Saúde, até porque, mediante este acordo com a CESPU – uma entidade privada de ensino e serviços de saúde – o Centro de Saúde teria, apenas, que pagar aos formadores dos dentistas. “Nós cederíamos a área, a instituição privada montaria todo o equipamento e consumíveis, nós apenas teríamos que pagar umas horas por mês aos formadores dos dentistas que estariam cá”, informou, acrescentando que os utentes do Serviço Nacional de Saúde que tivessem acesso a essa consulta “pagariam apenas uma taxa moderado igual a uma consulta de clínica geral normal”.
Entretanto, os barcelenses vão ter que continuar a aguardar pela decisão de Correia de Campos e vão ter também que continuar a recorrer aos dentistas do sector privado para tratarem as suas bocas.

Sem comentários: