quarta-feira, 30 de março de 2011

523. Rastreio de cancro oral dirigido à população do Porto

O edifício da Alfândega vai receber amanhã, quinta-feira, o primeiro rastreio gratuito de cancro oral dirigido à população do Porto. Uma iniciativa pioneira, promovida pelo Grupo CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, que poderá servir de modelo em futuras acções públicas no combate ao cancro oral. O rastreio, que decorre entre as 10h00 e as 17h00, consiste num exame clínico detalhado completamente indolor, e vai contar com a presença de um dos maiores especialistas internacionais nesta área, também conselheiro da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na Europa, Portugal e Espanha estão na linha da frente da incidência do cancro oral. Segundo os últimos números disponíveis, em 2008, estima-se que tenham ocorrido 1025 novos casos de cancro da cavidade oral no nosso país. "São números que nos devem preocupar e estimular, no sentido de realizar e promover iniciativas dirigidas à população, de forma a inverter estes resultados", defende Luís Monteiro, médico dentista da rede Nova Saúde e professor de Patologia Oral do Grupo CESPU. Tanto mais, acrescenta, que "grande parte é detectada tardiamente e mais de metade morre de cancro oral ao fim de cinco anos".

Sendo a prevenção uma das áreas prioritárias a intervir, o Grupo CESPU, através da rede Nova Saúde, vai promover esta quinta-feira, dia 31 de Março, no edifício da Alfândega, o primeiro rastreio gratuito dirigido à população do Porto. "A CESPU foi pioneira na prestação destes rastreios à população. Em 2010, começámos a fazer rastreios de cancro oral, juntamente com o Hospital Nossa Senhora da Conceição e Câmara Municipal de Valongo, à população de Valongo. Em 2011, vamos manter este tipo de iniciativas, agora promovendo um mega-rastreio no centro da cidade do Porto", explica Luís Monteiro.

Num inquérito realizado entre Fevereiro e Março deste ano a 501 utentes que frequentam a consulta externa do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Valongo, concluiu-se que 98,5 por cento dos inquiridos nunca efectuou nenhum rastreio de cancro oral. "Este é um cenário que urge mudar. Campanhas de educação devem ser estabelecidas para permitir informação sobre o cancro oral e motivar as populações a prevenir-se contra esta patologia", adverte Luís Monteiro. Até porque, segundo o mesmo estudo, o conhecimento de cancro oral na população inquirida revela ser deficiente, com grande parte dos inquiridos a admitir nunca ter ouvido falar em cancro oral. É curioso notar que este foi o tipo de cancro menos referido e menos conhecido que o cancro do pâncreas, com uma incidência bastante menor que o cancro oral.

O rastreio na Alfândega do Porto vai decorrer entre as 10h00 e as 17h00 e vai consistir num exame clínico detalhado completamente indolor e numa sessão de ensino e orientação sobre cancro oral, envolvendo docentes e alunos do curso de Medicina Dentária da CESPU, coordenados pelo britânico Saman Warnakulasuryia, o especialista que mais tem realizado rastreios de cancro oral no mundo, sendo mesmo conselheiro da OMS nesta área.
Informação recebida por correio electrónico

Sem comentários: