segunda-feira, 28 de março de 2011

522. Dentes: Profissionais acusam o Estado de não dar prioridade à saúde oral

O medo e a falta de dinheiro e de informação afastam os portugueses da cadeira do dentista. Portugal é dos países da Europa que têm pior saúde oral, com quase todas as crianças a apresentarem pelo menos uma cárie e com elevado número de idosos sem dentes. Cáries, doenças gengivais, falta de dentes e dores articulares, resultantes da falta de tratamento e de reabilitação incorrecta, obrigam muitos portugueses a enfrentar a temível broca do dentista. O especialista Ricardo Marques aponta o dedo ao Estado pelo desinteresse na instrução de crianças, adultos e idosos para as boas práticas de saúde dentária, e na adopção de programas de promoção da higiene oral nas escolas e nos lares de terceira idade. Para este especialista em Medicina Dentária, medidas como os cheques-dentista para idosos, crianças ou grávidas são "populistas e pouco abrangentes". Outro problema é a organização do Serviço Nacional de Saúde, que fica aquém das necessidades: "Faltam médicos nos centros de saúde", acusa. Há também um obstáculo cultural. "Temos uma cultura superpenalizadora do dentista e uma falta de apelo à estética dentária", critica o especialista, para quem a má higiene oral é um problema "estrutural". A dor é o sintoma, e o tratamento passa por ir ao dentista, pelo menos uma vez por ano. A prevenção é o remédio: alimentação cuidada, escovagem dos dentes várias vezes ao dia com uma pasta rica em flúor, passar a fita dentária e bochechar com elixir. "O adiar dos problemas da medicina dentária gera outros mais complexos, caros e penosos", adverte Ricardo Marques. A saúde oral condiciona o bem-estar, e a falta de tratamento, ou quando este não é apropriado, leva a outros problemas: enxaquecas, mau hálito ou doenças gástricas. A ausência de um sorriso perfeito reflecte-se na auto-estima. Preocupantes são também as faltas ao trabalho. Cerca de 100 euros anuais bastam para manter os dentes saudáveis. A ausência de idas ao dentista pode custar 30 mil euros. "Poupam-se milhões em consultas e antibióticos, reduzem-se as baixas e os atrasos no trabalho", alerta Ricardo Marques, lamentando que a "saúde oral não seja uma prioridade no País".

* * *

DISCURSO DIRECTO

"FOI DISTRIBUÍDO UM MILHÃO DE CHEQUES-DENTISTA"

Rui Calado, Coord. do Programa de Promoção da Saúde Oral


– Os programas de promoção da saúde oral são suficientes?
– Estão a ser desenvolvidos de forma satisfatória. Garantimos o acesso dos grupos mais vulneráveis ao dentista. Já há muitas crianças sem cáries, e queremos alargar a atribuição de cheques--dentista a pessoas infectadas com o vírus da sida.
– A saúde oral é uma prioridade?
– Em 2010, foi dos únicos programas que não sofreram cortes no orçamento e, nos últimos dois anos e meio, conseguimos entregar um milhão de cheques-dentista. Isto demonstra bem a dedicação do Estado.
– Faltam dentistas nos centros de saúde?
– Não é preciso construir consultórios nos centros de saúde. Aí há higienistas orais que prestam cuidados de prevenção primários. Para os casos mais graves, temos 3800 profissionais que têm um acordo com o Serviço Nacional de Saúde, a operar em consultórios privados.
Correio da Manhã

* * *

O especialista alerta as entidades governamentais: por 100 euros que o estado investisse na saúde oral dos portugueses pode poupar 30 000 euros (ou seja, investindo agora 100 euros anualmente pode vir a poupar até 29 900 euros no futuro) . Será que o Governo e a Direcção – Geral de Saúde vão continuar a negar o acesso da maioria dos portugueses a cuidados básicos de saúde oral? Que é feito das centenas de consultórios dentários do Serviço Nacional de Saúde encerrados? E o Ministério da Educação vai continuar a gastar milhares de milhões de euros em reformular o parque escolar e a esquecer-se por completo que as crianças e jovens precisam de cuidados de saúde oral? E porque é que as organizações médicas ligadas à saúde oral continuam a manter quase um silêncio completo sobre o estado calamitoso da saúde oral em Portugal? A vergonha em política tem limites, senhores governantes.

Sem comentários: