sexta-feira, 1 de abril de 2011

524. Organizações lançam Manifesto pela Saúde Oral

Um grupo de sete organizações lançou um Manifesto pela Saúde Oral que pretende corrigir injustiças e promover igualdade no acesso a serviços dentários.

A associação portuguesa Mundo a Sorrir é uma das subscritoras do Manifesto que está a ser representado pela autoridade espanhola em odontologia Ilustre Colégio Oficial de Odontólogos y Estomatólogos da I Região.

“Este manifesto pretende que os profissionais de saúde, elementos das organizações e responsáveis de entidades públicas e privadas se unam e se responsabilizem por iniciativas de cooperação e parceria, de forma a diminuir as diferenças existentes nas populações em termos de saúde oral”, refere a Mundo a Sorrir.

No Manifesto lê-se que existe a “necessidade de parcerias entre os diferentes interlocutores que operam no setor da saúde em geral, e da dental em particular. Consideramos imprescindível que haja um compromisso tanto das instituições públicas, como das instituições privadas [para promover igualdade no acesso à saúde], assim como o papel que as Universidades devem assumir para fomentar uma consciência solidária da sociedade civil”.

“Entendemos também como nossa a responsabilidade da difusão da referida consciência solidária entre cada um dos profissionais da saúde, como parte principal da força social que deve persuadir os poderes públicos e instituições privadas”. “Declaramos veementemente que nenhum ser humano deve ver-se excluído de acesso a serviços de saúde, nomeadamente de saúde oral, por motivos económicos ou sociais”, refere o comunicado.
Saúde Oral - Revista Profissional de Estomatologia e Medicina Dentária

Sem comentários: