quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

500. Vagas abertas para a estomatologia em 2011: 0 (Zero)

Em Janeiro do próximo ano, os centros de saúde de toda a Região Norte vão começar a formar 162 médicos de família. Dentro de quatro anos, os internos serão especialistas em Medicina Geral e Familiar e poderão cobrir uma população de 243 mil utentes. As vagas abertas para o internato complementar na especialidade de Medicina Geral e Familiar representam um terço do total.
As vagas por especialidade foram abertas consoante as necessidades agora e nos próximos anos por aposentação dos médicos em serviço. Para Estomatologia e Imunohemoterapia não abriram vagas para formação de médicos.
* * *
Em seis meses o Hospital de Leiria gastou mais de um milhão e 400 mil euros com contratação de serviços médicos, o que se traduz num aumento superior a 665 mil euros face à despesa de 2008. O hospital justifica os custos com as crescentes necessidades de assistência a mais utentes.
Na defesa apresentada na auditoria do TC, o Hospital de Leiria justifica a contratação de mais serviços médicos devido ao "reduzido número de médicos ao serviço do HSA", nomeadamente um médico nas especialidades de Otorrinolaringologia, Estomatologia e Radiologia, a par do "aumento das necessidades de assistência na saúde, com o crescimento do número de utentes e de actos médicos a praticar". O HSA adianta, ainda, que "foram cumpridas as directrizes veiculadas pela tutela" [Ministério da Saúde].
* * *
Para que os portugueses entendam a verdadeira política da actual equipa do Ministério da Saúde: extinguir a especialidade de médicos estomatologistas do Serviço Nacional de Saúde nos próximos anos. Daqui a alguns anos teremos de ir ao estrangeiro para ter uma consulta de estomatologia.Lamenta-se que a Ordem dos Médicos Dentistas e a Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária pouco ou nada façam por mais este feroz ataque ao Serviço Nacional de Saúde e à saúde dos portugueses, que não ocorria durante o Estado Novo. Interesses privados ou outro tipo de jogos?

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu sempre quis conseguir uma vaga para estomatologia mas não sei por que é muito difícil.
Alguém sabe se há alguma vaga para este ano?